11 de agosto de 2010

Divulgamos um excelente projecto!


Projecto "Revelações" para autores nascidos ou residentes no concelho

Pelouro da Cultura e Museu da Imagem

promovem fotógrafos de Braga



O Museu da Imagem, entidade cultural dedicada à fotografia, criada em 1999 por iniciativa do Pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Braga, propõe-se potenciar o trabalho de autores que, no contexto local, privilegiam a fotografia como meio de expressão artística.

Fá-lo consciente do crescente número de criadores radicados na cidade e da qualidade que o seu trabalho tem granjeado a nível nacional e internacional.

Fá-lo consciente da atenção prestada ao território fotográfico, enquanto formato de mediação nos discursos da contemporaneidade, que tem sofrido um alargamento de espaços e o reconhecimento consolidado de variadas instituições ligadas à arte contemporânea.

Fá-lo no cumprimento da inerente missão de valorizar os autores locais, designadamente os emergentes, assim potenciando a sua projecção no panorama da fotografia nacional e internacional.

Assim, o projecto “Revelações”, consubstanciado na promoção anual do trabalho de dois a quatro autores, nascidos ou residentes em Braga, passa a integrar, a partir de 2010, mais um dos objectivos do Museu da Imagem, assumindo a forma de candidatura, no âmbito do qual os interessados devem sujeitar as suas propostas à apreciação de um júri reconhecido.

Além do incentivo à criatividade dos autores locais, com o projecto “Revelações”, o Museu da Imagem procura – assim a qualidade dos trabalhos concorrentes o justifique – tirar vantagem da rede de contactos que construiu ao longo desta década, promovendo a itinerância das obras apresentadas.

É com estes propósitos que – sublinha-se – o projecto se assume, não apenas como plataforma de projecção local e nacional, designadamente através de uma mostra anual no espaço de exposições do Museu da Imagem, mas procura igualmente a sua expansão internacional.


Condições de Candidatura

Os concorrentes ficam obrigados a:

1. comprovar a naturalidade ou residência no concelho de Braga há um ano ou mais;

2. enviar um ou dois portefólios, de tema livre, com um mínimo de 10 e máximo de 20 imagens, cada um;

3. entregar os trabalhos concorrentes nas instalações do Museu da Imagem (Campo das Hortas, 35 – Braga) até 3 de Setembro de 2010;

4. apresentar cada portefólio com um título de série e uma breve descrição, texto que não pode ultrapassar os mil caracteres, incluindo formatação e espaços;

5. apresentar apenas imagens em formato “JPEG”, cujo lado mais pequeno tenha exactamente 700 px;

6. entregar cada portefólio agrupado numa pasta com o título de série;

7. indicar o formato final de cada fotografia para efeitos de exposição pública;

8. em caso de selecção, assumir como implícitas todas as autorizações legais para o bom uso das respectivas imagens por iniciativa da entidade promotora – Pelouro da Cultura do Município de Braga.

Refira-se que o júri de selecção é constituído por cinco membros, concretamente um fotógrafo, dois galeristas e dois directores de instituições fotográficas de reconhecido prestígio.

O Município de Braga, através do seu Pelouro da Cultura, enquanto tutela do Museu da Imagem, assume os custos de impressão até um máximo de 300 euros por autor seleccionado.

O Museu da Imagem, através do Gabinete Municipal de Comunicação e de outros meios considerados pertinentes, tornará público, em tempo, os resultados do trabalho desenvolvido pelo júri de selecção.

Inscrições e demais informação:
Divisão de Cultura / Câmara Municipal de Braga (cultura@cm-braga.pt)
Museu da Imagem (rui.prata@gmail.com)


Sem comentários: