11 de agosto de 2010

retirado do "Diário do Minho" de 09/08/2010

Já muito se falou da recuperação do Rio Este, já muito se abordou a necessidade de aproximar a população local das zonas ribeirinhas.

Agora, e porque também é uma intervenção há muito reclamada, é tempo de recuperar as Margens do rio Cávado, o maior curso de água que passa no concelho de Braga.

Braga, para se tornar uma cidade mais competitiva, tem de apostar num forte eixo de ligação entre a cidade e o Cávado. Esta ligação seria estratégica não só pela qualidade de vida que proporcionaria, como seria fundamental para um correcto desenvolvimento urbano. E, claro, quando falamos deste correcto desenvolvimento urbano, falamos em criar instrumentos que regulamentem e dignifiquem as áreas a afectar. Um plano de pormenor que surgisse como instrumento capaz de sugerir e ordenar toda aquela área das margens do Cávado.

Sem isso, todas as intervenções vão surgir como "ilhas", sem contexto e que em vez de dignificarem as margens, poderão estar a descaracteriza-las. E já basta as margens do Rio Este estarem descaracterizadas. É preciso saber respeitar os limites do rio, não permitir construções no leito de cheias, equipar o território com estruturas úteis e, acima de tudo, tentar requalificar a qualidade das águas.

Esperamos que estas requalificações saiam do papel e que ajudem a dignificar não só o Rio Cávado como também a Cidade de Braga. 

Sem comentários: