20 de outubro de 2011

Pousada da Juventude: Visitas Abertas às Escavações

"Diário do Minho" 18/10/2011

"Correio do Minho" 18/10/2011

Já aqui foram abordados os resultados arqueológicos da Nova Pousada da Juventude;
Tivemos, no passado, oportunidade de questionar a localização da pousada e, mais recentemente, reflectir o porquê de uma intervenção que em Novembro de 2010 era julgada contraproducente e onze meses depois capacitou o imóvel de S.Francisco como a melhor pousada de juventude de Portugal.

Felizmente, seguindo as recomendações europeias, os intervenientes neste processo têm vindo a abrir a zona arqueológica ao público, possibilitando um maior contacto das pessoas com as realidades arqueológicas.

Realçamos, ainda, a importância das intervenções arqueológicas prévias que, como se pode comprovar pelas peças jornalísticas, atempadamente e se se justificar, podem obrigar a mudar os projectos arquitectónicos, inserindo-lhes a componente da reintegração.

Se, de facto, for possível não interferir nos pisos térreos, integrar as estruturas do antigo convento, reactivar a as caleiras de água e servir de sítio de formação a jovens que queiram experimentar arqueologia de uma forma séria, então estamos a abordar um projecto inovador em Braga e que esperamos que faça "escola".


Sem comentários: