27 de outubro de 2011

E novidades?A culpa é do fraco planeamento de Braga

"Diário do Minho" 25/10/2011

Não vale a pena escamotear ou arranjar mais desculpas para o indesculpável...é certo e sabido que assim que Braga recebe umas chuvadas mais fortes os túneis são invadidos por água, o trânsito fica caótico e as garagens ficam inundadas!É frequente dar-se escorrimentos de terra e todas as pessoas perdem a paciência e ganham uns cabelos brancos pelo tempo que perdem nas enormes filas de trânsito. 

Em vez de se culpar constantemente o S. Pedro por copiosas obras, convém lembrar que se os túneis e as garagens inundam e se o trânsito fica estagnado é porque o Planeamento e Ordenamento do Território foram mal pensados e executados.

Um bom Plano Director Municipal, com os seus instrumentos de "Planeamento", constituído, entre outras, pela Carta de Ordenamento, deveria sinalizar pontos sensíveis e de risco e evitar construções ou, pelo menos, dar-lhes meios para construir, sem provocar o ambiente envolvente.

Por isso é que defendemos que nunca se devia ter construído nos leitos de cheia do Rio Este; por isso é que insistimos, há tempos, numa requalificação dos túneis e da sua capacidade de escoamento de águas (dado que os túneis descem, em muito, a cota da superfície, e facilmente são inundáveis).

A Quinta de Cabanas era uma zona de grandes prados verdes, onde havia água...água que abastecia o...Castro Máximo, zona arqueológica destruída pela construção do Estádio AXA!

Seria bom que o próximo PDM fosse mais equilibrado e revertesse situações lesivas para a cidade, mas sobretudo lesiva para os cidadãos!


Sem comentários: