8 de maio de 2012

Diário do Peregrino - Etapa 1

Saída de Astorga, em frente ao Palácio do Arcebispo (obra de A.Gaudi)

ETAPA 1

Astorga – Vila Franca del Bierzo ( +- 93km )

A viagem iniciou em Astorga com optimismo uma vez que não chovia.

Seguimos em direcção ao 1º desafio, a Cruz de Ferro.

Tal como esperávamos, estava muito frio pelo que antes de se iniciar a subida parámos em “Rabanal del Camino” para beber um chá.

Atacámos a Cruz de Ferro com calma, ponto mítico do caminho situado a 1500m de altitude de onde se tem uma vista fantástica podendo mesmo avistar Manzaneda, que neste momento está coberta de neve.

Segundo a tradição dos peregrinos, neste sítio deve-se deixar uma pedra levada de casa, símbolo dos pecados do peregrino. Um companheiro de jornada assim o fez (Tito) e ficámos satisfeitos por verificarmos que o tamanho dos seus pecados era diminuto.

Após a passagem pela Cruz de Ferro descemos em direcção a Ponferrada, mas as condições climatéricas não ajudaram, pois a chuva, à altitude a que nos encontrávamos, era gelada.

Infelizmente, devido à quantidade de chuva tivemos de guardar as máquinas fotográficas pelo que temos desta nossa jornada poucas fotos.

Após passarmos em Ponferrada, onde, com muita pena nossa, não parámos, devido à chuva, para ver o castelo, seguimos em frente de forma a não arrefecermos.

Dirigimo-nos para Vila Franca del Bierzo onde após muita chuva já nos encontrávamos desgastados.

O Luís insistiu em que fizéssemos o esforço de pedalarmos mais 16km, de forma a ficarmos no albergue a “Petit Potata”, que de todos os albergues que já conhecemos (e não são poucos) é sem dúvida o melhor a nível de calor humano. No início questionamo-nos sobre o esforço extra pedido, mas, de facto, valeu a pena chegar ao “Petit Potata”! Não são as instalações mas sim os hospitaleiros (especialmente o Carlos) que fazem que a paragem dos peregrinos lá seja uma experiência única.

A quem decidir fazer o caminho deve tentar ficar lá uma noite e experimentar a carbonara do Carlos e acordar ao som de música clássica.

Maravilhoso!!!

F.Silva

Sem comentários: