21 de maio de 2012

Curso de História da Cidade de Braga - Período Moderno e Barroco



"Diário do Minho" 20/05/2012


Foi uma das mais interessantes e participadas sessões, com muitas pessoas a pedir que fosse realizada novamente.

O orador desta sessão foi Rui Ferreira, que possibilitou uma verdadeira viagem no tempo, auxiliado pelas gravuras, datas e personagens presentes nas paredes do Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga.

Ao longo da sessão enalteceu-se a figura do Arcebispo D. Diogo de Sousa, homem ilustre de Braga que ainda não viu o seu mérito devidamente reconhecido; outra das personagens destacadas foi D. Rodrigo de Moura Telles, e a sua vasta obra social, religiosa e arquitectónica.

Outros dos temas abordados foi o Convento dos Remédios e o Parque de S. João da Ponte (bem como as festas de S. João), que se complementam a partir dos vários elementos arquitectónicos que sairam do Convento quando este foi desmantelado e que foram depositados no parque. Percebeu-se que com esta última intervenção no Parque da Ponte, muito dos elementos desapareceram, pelo que importa saber do seu paradeiro e, se possivel, recolocar num local digno deste património.

As fotografias desta sessão estão disponíveis no Facebook, quer no album da JovemCoop, quer no album do cooperante Rui Pinheiro ou mesmo no Album da BragaCEJ2012:

Fotos JovemCoop;

Fotos Rui Pinheiro;

Fotos BragaCEJ2012;


Sem comentários: