30 de maio de 2012

Férias, Monitores,Voluntariado...políticas para a juventude

"Diário do Minho" 25/05/2012

Fazendo fé que esta notícia espelha rigorosamente o pensamento da edilidade no que concerne aos programas de Verão para as crianças e adolescentes de Braga, então nada parece fazer menos sentido no ano em que Braga é Capital Europeia da Juventude.


Podemos perceber que haja programas do IPDJ cancelados e que não haja subsídios para incentivar jovens a serem monitores na férias de Verão, mas, assumindo que uma das linhas de força da BragaCEJ é o voluntariado, a cooperação e a aprendizagem educacional e não formal, então parece estranho que a Fundação Bracara Augusta, entidade gestora da BragaCEJ não esteja já a lançar uma bolsa de voluntários para fazer de monitores...a não ser que não se acredite na capacidade de disponibilidade jovem e que apenas se considere válido pagar para auxiliar no tempo de férias.


Desde 2005 que a JovemCoop tem durante um mês jovens, no papel de monitores, na actividade "O Nosso Património". Aí apelámos à responsabilidade dos jovens e a um enorme grau de envolvimento cooperante e inter-geracional, com jovens a serem monitores porque tiraram dias de férias dos seus empregos, jovens que estando em pausa lectiva dão do seu tempo livre e jovens que de participantes passaram a monitores, após participarem na actividade mais de 3 anos consecutivos.


Não pode ser possível que a BragaCEJ não queira instigar comportamentos de cidadania responsável e que não promova a adesão voluntária a uma bolsa de monitores. Certo é que há jovens que querem ocupar as suas férias e não têm que ser necessariamente recompensados monetariamente.


O Nosso Património é um exemplo...é só segui-lo!


Sem comentários: