7 de agosto de 2012

O Nosso Património visita Santiago Compostela

"Correio do Minho" 05/08/2012

"Diário do Minho" 04/08/2012

No âmbito das actividades de Verão, inseridas no Programa “Respirar Feliz em S.Victor”, a Junta de Freguesia de S.Victor convidou a JovemCoop e os participantes na actividade “O Nosso Património” a visitarem a Cidade de Santiago de Compostela, na semana em que se celebrava o dia do Apóstolo.
A delegação que partiu para Santiago de Compostela era composta por cerca de 60 elementos, todos eles envergando uma t-shirt que apresentava o Monumento Nacional das Sete Fontes, cartão de visita da nossa cidade, identificando, ainda, a autarquia de S.Victor e a Braga2012: Capital Europeia da Juventude, possibilitando, assim, a divulgação do evento da juventude e do monumento que a Junta de S.Victor e a JovemCoop têm pugnado por preservar.
Durante a visita a Santiago de Compostela, estes “peregrinos” tiveram a oportunidade de entrar na Catedral de Santiago, de visualizar o túmulo do Apóstolo e, ainda, cumprir a tradição de “abraçar” a imagem de S.Tiago.
Além da visita à Catedral, o grupo teve a oportunidade de conhecer o centro histórico de Compostela, num percurso guiado por membros da Associação Espaços Jacobeus e à medida que se ia caminhando, explicavam a simbologia dos locais, os rituais de purificação, o significado das praças e a tradição de se entrar na Catedral por um porta e sair por outra.
Terminada a visita a Santiago de Compostela, o grupo foi presenteado com um lanche no Parque Natural do Rio Barosa, na zona das famosas cascatas de Pontevedra.
Com esta visita a Santiago de Compostela pretendeu-se incentivar os participantes na actividade “O Nosso Património” a dar continuidade ao trabalho que têm vindo a fazer nos últimos oito anos e de instigar a um maior conhecimento sobre a influência do Santo Apóstolo na freguesia e paróquia de S.Victor, cuja Igreja paroquial possui uma imagem de S.Tiago, perpetuando este padroeiro dos peregrinos, mas também das antigas oficinas dos sombreeiros (chapéus).
Além disso, com esta visita pretendeu-se aproximar duas localidades que geograficamente estão próximas, mas que estiverem durante vários anos divididas, devido à rivalidade que existia pela Primazia dos Arcebispados, desde logo evocando os episódios dos saques às relíquias e legados da Igreja de S.Victor e da tentativa dos arcebispos de Braga em reclamar para a cidade, novamente, estes espólios. Entendemos ser importante para os participantes perceberem o contexto de conflito que se viveu e o desenvolvimento histórico das duas cidades.
Os participantes puderam, dando cumprimento aos objectivos de “O Nosso Património”, conhecer um pouco mais da história da cidade de Braga, as suas relações internacionais e perceber como o aproveitamento do património é uma mais valia social e turística para a cidade de Compostela e ainda desvalorizada em Braga.




Sem comentários: