27 de maio de 2015

Dia Mundial Sem Tabaco - Associações JOVEMCOOP e RESPIRA desafiam população a subir Escadório do Bom Jesus



31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco

Associações JOVEMCOOP e RESPIRA alertam para as consequências do tabaco e desafiam população a subir Escadório do Bom Jesus de Braga

“Já pensou o que sente uma pessoa com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) quando tenta respirar?” é o desafio que a  Associação RESPIRA e JOVEMCOOP lançam à população, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

No Dia Mundial Sem Tabaco, a Associação Respira e a JovemCoop mostram como se sente uma pessoa com DPOC quando tenta respirar e desafia a população a subir o Escadório do Bom Jesus, com uma mola nasal e respirando por uma palhinha. A iniciativa visa alertar para as consequências do consumo de tabaco, pois a grande maioria dos casos de DPOC são de pessoas que fumaram. 

·         80% dos casos da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) são consequência do tabagismo;

·         As pessoas com DPOC têm muita dificuldade ou podem não conseguir desempenhar tarefas diárias banais como, por exemplo, fazer a higiene diária, realizar tarefas domésticas, subir escadas ou conduzir;

·         A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) afecta 44 milhões de pessoas na Europa e estima-se que seja a 3ª causa de morte em 2030.

    A acção de sensibilização decorre no dia 31 de Maio (Domingo), às 10h, com ponto de encontro no Pórtico de acesso aos escadórios!
    A participação é gratuita.

Sem comentários: