27 de maio de 2015

Peregrinos com Pedalada - Diário Etapa4



Via da Prata - dia terceiro Zafra - Aldeia Del Cano
O albergue onde pernoitámos, em Zafra, tinha o António como hospitaleiro. Muito simpático, conhecedor dos caminhos de Santiago. Dormimos num edifício relativamente antigo, com várias memórias plasmadas nas paredes das salas, como marca indelével da passagem dos muitos peregrinos no caminho.
O despertar foi madrugador, ainda o sol não havia nascido. Esperávamos uma etapa longa e as previsões meteorológicas apontavam para o calor.
Saímos a Zafra a subir em trilho fácil, seguido de uma descida com 17% de inclinação. Percorremos vários km até Villa França de Barros, onde o reforço do pequeno almoço, servido no Albergue, foi necessário e bem vindo.
Seguimos viagem até Mérida, um trilho muito bonito, coincidente com a via romana que teima em nos acompanhar, proporcionando-nos momentos fantásticos em bicicleta. 
Entrámos em Mérida junto ao rio, que nos conduziu até à ponte romana e nos abriu as portas da cidade.
Pelo que sabemos, Mérida tem muito para ver. Infelizmente não pudemos alongar a nossa passagem por tempo suficiente para a apreciarmos.
Na hora do almoço o grupo dividiu-se, uns partiram à frente e os restantes três uma hora mais tarde. A temperatura era sufocante, estavam 43.o e o objectivo era chegar a Alcuestar ou mais à frente. 
Saímos desta cidade por estrada até alcançarmos um lago criado por uma represa a que chamam de Proserpina. 
Atingimos um ponto elevado, e já no meio do monte, seguimos secos e com a temperatura elevada por trilhos de pó, terra dura e alguns tufos de ervas.
Trilhámos km infindáveis, onde as oliveiras se confundiam com os sobreiros, indiciando já uma mudança na flora que mais à frente se tornou evidente!
A necessidade de parar era cada vez mais frequente, o GPS do Carlos marcava 44.o. 
Em Alcuestar descansámos meia hora, para beber e retemperar forças. E foi este momento que nos ajudou a percorrer, com prazer, os últimos km até à Aldeia Del Cano, onde concluímos os 120km de hoje.

Sem comentários: