27 de maio de 2015

Peregrinos com Pedalada - Diário Etapa8


Via da Prata - dia sétimo Salamanca - Granja de Moreruela
A etapas anteriores, Aldeia Del Cano - Galisteo, Galisteo - Calzada de Bejar e Calzada de Bejar - Salamanca, foram fisicamente muito exigentes, de tal forma que não me foi possível, ao final do dia, escrevinhar as impressões que retive do caminho. 
Destas, recordo o termos encontrado um peregrino a CAVALO, que tinha saído do País Basco 41 dias antes e seguia a Via da Prata montado no seu cavalo a que chamava Romeo!!
Recuperado o fôlego, retomo assim as minhas notas sobre esta experiência, que não são mais que isso, aquilo que os sentidos me vão permitindo reter.
A chegada a Salamanca impressiona! 
Vindos de Sul, descemos para o nível do rio e deparámo-nos com uma colina de edifícios antigos, em pedra limpa, fazendo lembrar "aquele tom pardacento" que o Rui Veloso canta!
Entra-se pela ponte Romana sobre o rio Tormes! Uma fotografia de Postal. 
Demorámos um pouco na ponte e logo um grupo de turistas seniores quis saber de onde éramos e que fazíamos. 
Conversando sobre o que fazer a seguir, alguém passou e "Boa tarde para os Portugueses". 
Gostei muito desta cidade que não conhecia, o fim da tarde mostra que os espanhóis continuam a sair de casa, a encher as esplanadas, convivendo num tom alto, saboreando uma cerveja e debicando umas tapas. 
As praças centrais e os jardins, estão repletos de gente, dando vida e alegria a estas centenárias ruas.
A caminho do albergue encontrámos uma tuna a cantar uma serenata. Não conseguimos perceber quem era o pretendente e a pretendida!
O dia voltou a amanhecer frio. Percorremos os 60 km até Zamora até pouco depois do meio dia. Foi nesta bonita cidade que atravessamos o Douro! 
Também uma cidade com um centro histórico muito bem cuidado. 
Como havia sido planeado, é aqui que o número de peregrinos fica reduzido a quatro. 
O companheiro Carlos, por motivos profissionais, regressa casa prometendo voltar a este ponto para terminar este "item plata".
Durante a tarde foram umas horas a pedalar por trilhos de planícies a perder de vista, para completar esta etapa de 116km.

Sem comentários: