28 de novembro de 2011

Jovens Talentos com palavras de desalento!

"Diário do Minho" 27/11/2011

Numa visita a Braga para promover a abertura da primeira edição do concurso "Jovens Talentos", o Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares disse aquilo que todos vamos sabendo, mas que ninguém quer, de facto, ouvir e assumir: Portugal não tem, actualmentem, capacidade de comportar grande parte dos jovens no mercado do trabalho.

Se pensarmos que nos últimos anos fez-se uma enorme aposta para qualificar os jovens portugueses, fazendo disparar o grau de instrução em Portugal, parece estranho que agora se diga que nos andaram a preparar para afinal irmos prestar serviço noutro país.

Não é que se possa censurar as palavras do Sr. Ministro Adjunto, porque afinal ele só verbalizou aquilo que já muitos de nós sabiam...que Portugal tem dificuldade de encaixar jovens, sobretudo jovens licanciados no mercado de trabalho e alargou o leque da participação laboral a outros países.

Mas não deixa de ser frustrante que se perdsigam sonhos, que se invistam, em média 16/17 anos de ensino para não haver lugar no mercado laboral.

Mas que estas palavras sejam catapultas para a ambição pessoal e para dotar os jovens de engenho e destreza para se reinventarem e procurarem um lugar no mundo empresarial. Talvez assim, Portugal saia mais depressa da crise e os jovens mostrem por que são uma alavanca onde devem assentar políticas com preocupações/soluções para o futuro.





Sem comentários: