28 de novembro de 2011

Confiança na aquisição da Confiança!

"Correio do Minho" 25/11/2011

"Diário do Minho" 25/11/2011

"Correio do Minho" 26/11/2011

A compra das antigas instalações da Fábrica Confiança, em plena Rua Nova Santa Cruz, parecem-nos uma excelente aposta da CMB.

Tivemos a felicidade de ser convidados pela Coligação "Juntos Por Braga" aquando da visita a este imóvel, ainda que já tivessemos conhecimento do seu interior no âmbito de uma visita em 2005, aquando da primeira edição de "O Nosso Património".

Desde essa altura que defendiamos a aquisição deste espaço por várias razões, entre as quais se prendem razões sociais, para diminuir a presença de toxicodependentes naquele espaço, criando insegurança; também por questões históricas, para que se fomentasse a memória da Indústria em Braga e ficasse perpetuada para conhecimento das gerações futuras; acreditamos, ainda, que a reabilitação destes imóvel poderia suprimir várias necessidades de Braga, se se apostasse em criar ali um espaço polivalente, capaz de albergar várias entidades e eventos.

Faz sentido lembrar a ideia que o Projecto Braga Tempo apresentou antes de evoluir para Estaleiro Cultural Velha-a-Branca.

Aí surgiria um auditório, salas de estudo abertas 24h, biblioteca, videoteca, dependência da Rádio Universitária do Minho, restaurante, Museu da Indústria entre outras ideias.

O facto de se encontrar às portas da maior academia minhota faz-nos desejar que a Universidade do Minho participasse activamente neste projecto. Teria imenso sentido que aquela estrtutura fosse uma valência da Universidade.

Mas isto são sonhos que acalentamos. Será útil ter uma dose de realidade e ler o texto do Sr. Jornalista José Paulo Silva, para perceber que ao longo do tempo houve várias intenções, muitas delas mal conseguidas e prejudiciais à cidade de Braga. Esperamos que agora, neste caso específico, seja diferente e que Braga tenha confiança na aquisição da Fábrica Confiança.

Sem comentários: