22 de novembro de 2011

Guimarães: bons exemplos a seguir

"Correio do Minho" 20/11/2011

À medida que se aproxima a data oficial da inauguração das duas Capitais Europeias, da Juventude em Braga e Cultura, Guimarães, é normal que se olhe para o que cada um está a preparar para receber o ano 2012.

De Guimarães chega um excelente exemplo que Braga deveria seguir. Reunir com profissionais do comércio, turismo, serviços, taxistas e inseri-los na longa história do Concelho. Afinal, Guimarães é um dos Concelho que mais marca a nacionalidade e que pode incentivar os turistas a visitar outras cidades além da Capital Europeia da Cultura. E esta iniciativa prepara as pessoas para saber receber e para saber responder a perguntas que os turistas tenham, personalizando o acolhimento e o atendimento.

Na cidade de Braga, que é raro haver sinalética explicativa nos monumentos, torna-se fulcral dinamizar uma iniciativa semelhante, para que os bracarenses saibam acolher e explicar, a quem nos vier visitar, a História da Cidade de Braga, que conta com milénios de registos, aventura e monumentos.

À escala da JovemCoop temos vindo a apostar no conhecimento dos Monumentos de S. Victor e os resultados são excelentes...os jovens deixam de banalizar os sítios por onde costumam passar diariamente, começam a dar-lhe mais valor e enriquecem o seu conhecimento com a história daquele local, podendo-a partilhar com turistas e outros curiosos.

De certeza que Braga ganharia com uma iniciativa deste género.

1 comentário:

Inês disse...

Gosto mesmo muito desta ideia :)