14 de março de 2012

2ª Sessão do Curso da História da Cidade de Braga


Pormenor dos vestígios da Domus Romana

No âmbito da edição do Curso da História da Cidade de Braga, a JovemCoop e a BragaCEJ2012 vão realizar a segunda sessão, dedicada ao período romano, no próximo dia 16, às 21h30, no auditório da Junta de Freguesia da Sé.

Esta iniciativa, do programa Y.Life – Bracara From Augustus, visa aproximar os participantes do contexto sociopolítico romano e da estratégia que conduziu à conquista do noroeste da Península Ibérica.

Abordar-se-á a conjuntura expansionista de Roma e o interesse na Península Ibérica, através de sucessivas campanhas bélicas, bem como o investimento na fundação de cidades que sustentaram o Império Romano, através da exploração de recursos. O contexto fundacional de Bracara Augusta e a importância deste território na orgânica urbana e social, os vestígios romanos na cidade de Braga e as constantes descobertas do nosso passado são outras das temáticas a abordar.

Esta sessão será conduzida pelo arqueólogo Francisco Sande Lemos, natural de Lisboa, mas que se radicou em Braga para desempenhar as funções de arqueólogo no Campo Arqueológico de Braga.
Veio a presidir à Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, bem como dirigiu a delegação do Instituto Português do Património Cultural (IPCC). Esteve à frente do projeto de Salvamento de Bracara Augusta durante mais de três décadas e possui um conhecimento impar sobre os vestígios arqueológicos da nossa cidade, sobretudo nos do período romano, derivado das muitas escavações arqueológicas que dirigiu.
Atualmente jubilado, participa ativamente no conhecimento e divulgação da História de Bracara Augusta, através de artigos publicados com a ASPA, associação de defesa do património da qual faz parte.

Esta sessão é torna-se fulcral para ajudar a estabelecer fundamentos e ideias para desenvolver uma sinalética própria para identificar monumentos, com o objetivo de os inserir num projeto de valorização da herança patrimonial.
As inscrições para o evento são gratuitas e estão abertas, podendo ser feitas através do site oficial de Braga 2012 http://www.bragacej2012.com/events/details.php?id=22&type=1
Esta sessão permitirá dar a conhecer ao grande público os vestígios arqueológicos da Domus Romana da Escola Velha da Sé, a partir das 21h (até ao início da sessão), em formato de visita livre.

Sem comentários: