26 de março de 2012

Braga: Celebração do Dia Nacional dos Centros Históricos

"Diário do Minho" 26/03/2012

A Câmara Municipal de Braga está a preparar-se para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, convidando 20 bracarenses a conhecer, visitar e interpretar o Património, essencialmente de índole do período romano.

Esta iniciativa leva-nos a concluir quatro coisas:
1 - apesar da postura de não receber lições de património de ninguém, a CMB sabe que o turismo pelo património é importante na vivência de uma cidade;

2 - A CMB dá ênfase ao património, mas parece esquecer-se que a celebração é sobre o DIA NACIONAL DOS CENTROS HISTÓRICOS e aqui, havia que enaltecer o comércio local, a regeneração do edificado urbano, as melhorias a introduzir ao ambiente urbano, a mobilidade no centro histórico (das dificuldades de trânsito ao incremento das áreas pedonais), a qualidade de vida dos moradores do C.H., a integração dos estudantes nas vivências do C.H., etc. Ignorar estes temas e não dinamizar acções que envolvam a população do C.H., é virar as costas as moradores, comerciantes, lojistas, trabalhadores, estudantes, etc e não ter preocupação com as vivências do Centro Histórico;

3 - A CMB quer valorizar o seu conjunto patrimonial, mas parece conhece-lo de forma tímida, pois uma iniciativa destas justificava unir pontos como as ruínas das Frigideiras do Cantinho, Oficina da Sé, e outros que valorizam os Centros Históricos. Isto falando nos monumento romanos, porque num dia de celebração do Centro Histórico, não se percebe como não se investe na valorização das Torres Medievais, do Jardim de Santa Bárbara, das Igrejas que caracterizam o nosso Centro Histórico.


3 - Parece ser uma iniciativa algo cínica, tendo em conta que agora que tem a possibilidade de valorizar vestígios arqueológicos e criar mais uma atracção no Centro Histórico, a postura da CMB é mandar tapar os "calhaus" e afirmar que nem todos são musealizáveis. Mas para chegar a essa conclusão, já os serviços do Gabinete de Arqueologia tinha de ter firmado o seu parecer, esperando pela confirmação da DRCN/IGESPAR. Que nós saibamos, nenhuma das entidades citadas anteriores procedeu de forma a rubricar esta sentença pelo enterramento, de algo que tinha a possibilidade de ver agora a luz do dia!

Enquanto a postura for esta, celebrar os Dias Temáticos dos Centros Históricos ou dos Monumentos é mera fachada e não tem objecto de fundo (aquele pelo qual a JovemCoop tem vindo a trabalhar...sensibilizar o público e transmitir o orgulho de ser bracarense, pelas heranças do nosso passado)!!!




Sem comentários: