14 de março de 2012

Todos os Caminhos vão dar a Bracara Augusta - pelo Castro Máximo até Dume


Pormenor Túmulo de S. Martinho de Dume




O Cursus Publicus romano - designação que congrega os itinerários e as estruturas de apoio na época romana - ganha maior expressão através das grandes vias que, ao longo dos séculos, foram continuamente utilizadas. Estas são chamadas as "Viae Principales".

Contudo, as ligações viárias entre pequenos povoados eram feitas através de caminhos secundários ou vicinais, que também faziam parte do Cursus Publicus.

Assim, no próximo Domingo dia 18, a nossa proposta é levar os participantes pelos Caminhos que conduziam ao Castro Maximo e, daí, seguir até Dume, importante local de implantação do Mosteiro de Dumio, que originou a Diocese de Dume.

Numa viagem pelos primeiros séculos da era cristã, seguiremos os caminhos romanos, associados aos mitos pagãos, mas terminaremos no local onde se implementou a influência cristã, através das regulamentações de S. Martinho de Dume, influente Arcebispo.

Nesta caminhada convidamos os participantes a visitar o Núcleo Museológico de Dume, onde se visualizará o Túmulo original de S. Martinho.

Proposta de Atividade: Domingo, 18 de março
Ponto de Encontro:
9h45 na Avenida Central (Arcada);

10h – início da Caminhada:

Rua dos Chãos, Largo dos Penedos, Rua de S. Vicente, Igreja de S. Vicente, Av. Artur Soares, Bairro da Misericórdia, Descida para o Estádio Municipal e paragem na Igreja de Dume.
Extensão do percurso: 3,5 Km
Tempo estimado: 2h (com visita ao Núcleo Museológico de Dume)
Dificuldade: Fácil

O regresso até ao Centro da Cidade é assegurado por autocarro.
Ter em atenção:


- Levar chapéu;

- Calçado adequado;

- Levar máquina fotográfica;

- Levar água;
Esta ação faz parte integrante do tema Y.Life, apelando ao conhecimento, pelos jovens, do património arquitetónico e multicultural de Braga como parte de 2000 anos de história e da identidade de Bracara Augusta.


Sem comentários: