1 de março de 2012

Casa das Convertidas - Os maus fados do Património

"Público" 13/02/2012

Para conseguir ler estes textos, sugerimos que carregue no botão
direito do rato e escolha a opção "abrir hiperligação num novo separador".
Dependendo do brower e da versão do utilizador, esta sugestão pode ou não funcionar!

A Casa/Recolhimento das Convertidas é um dos locais que merece a nossa maior atenção. Como sabemos, a sua história está relacionada com proporcionar qualidade de vida a mulheres que se convertessem a Deus. Este imóvel, considerado Monumento de Interesse Público em Dezembro de 2011, foi uma obra do arcebispo D. Rodrigo Moura Telles.

A JovemCoop tem pugnado por dar a conhecer este património arquitectónico a jovens bracarenses, sobretudo nos meses de Verão, quando decorre a iniciativa "O Nosso Património", em parceria com a Junta de Freguesia de S.Victor.

Temos alertado para a degradação da propriedade, abandonada há vários anos, que se tem deteriorado a olhos vistos, sobretudo aquando das más condições climatéricas.  As nossas preocupações tem sido seguidos pelos órgãos de comunicação social, a quem agradecemos a divulgação deste património e da necessidade da sua recuperação.

Aquilo que estranhamos é, ao ler a notícia do Público, ter conhecimento que o Ministério da Administração Interna prevê instalar ali os Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, bem como uma delegação da Protecção Civil.
Ora, isto é uma ideia de quem não conhece o interior do edifício e não sabe que está dividido em celas e áreas de recolhimento, nada propícias a Serviços Administrativos, que obrigariam a adaptar o imóvel, descaracteriza-lo e fazer perder a sua essência.
Somos contra as obras de demolição interior, que apenas se preocupam em preservar as fachadas.
Isso desqualifica o monumento e retira-lhe interesse Histórico.

Se a Pousada da Juventude de Braga não vai avançar a pronto imediato, em vez de se esquecer este assunto, porque não trazê-lo à discussão pública e pôr em hipótese a sua colocação na Casa das Convertidas?
A estrtutura já está montada, mantem a funcionalidade de albergar pessoas e dar-lhes pernoita. Situar-se-á no centro da cidade, dinamizando uma área com tendência para ser populacionalmente deprimida e permitiria a fácil movimentação dos jovens.

Será que não podemos pensar a cidade e a sua estratégia em vez de realizar obras avulsas e sem sentido?
A JovemCoop manifesta o seu desagrado com esta ideia avançada ao Jornal Público e daremos nota disso mesmo ao Ministério da Administração Interna.


1 comentário:

Miguel Marques disse...

Concordo em 100%. Ridiculo colocar a pousada ser fora do centro.