12 de junho de 2012

Arqueólogo por um dia - 9 de Junho


"Diário do Minho" 10/06/2012

No passado dia 09, a JovemCoop, no âmbito das actividades da Braga2012: Capital Europeia da Juventude, realizou uma intervenção arqueológica em contexto experimental.

Esta sessão, realizada no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, visou aproximar os jovens da profissão "arqueólogo" e mostrar em que consiste a "arqueologia".

Esta área de intervenção profissional, muitas vezes associada apenas a processos de escavação, é composta por várias outras áreas e tarefas, que foram explicadas aos jovens participantes.

Esperamos poder contribuir para um maior conhecimento sobre o que é a Arqueologia e, sobretudo, criar consciências sobre o papel que um arqueólogo pode ter enquanto planeador da cidade.

Os processos de intervenção arqueológica podem auxiliar os agentes decisores da cidade a construir uma urbe mais atractiva e historicamente mais humana, além de turisticamente mais competitiva.

Obrigado aos nossos participantes por terem aceite este desafio e contamos, agora, com mais pessoas sensibilizadas para a defesa do património.




Sem comentários: