26 de junho de 2012

Todos os Caminhos...Na Rota de S.João de Braga


"Diário do Minho" 24/06/2012

No âmbito das actividades da JovemCoop na programação oficial da BragaCEJ2012, cumprimos, no passado dia 23, a actividade "Todos os Caminhos vão dar a Bracara Augusta".

Uma vez que vivemos a festa popular maior de Braga, decidimos que tinha sentido proporcionar aos nossos participantes um percurso pelos itinerários de três antigas vias romanas, associando o tema de S.João. Assim nasceui a actividade..."Na rota de S.João".

Iniciámos o nosso percurso na Via XVIII, onde foi possivel encontrar a cena do Baptismo de Jesus, por João Baptista, na fachada da Igreja de S. Vicente.

Após isto, seguindo por esta via, fizemos um desvio até à Praça do Município para assistir à abertura solene das celebrações das Festas de S. João. Após os Hinos (de Braga e do S.João), seguimos para a Igrea de S. João do Souto onde se falou da História do local e inserindo o sítio na antiga Via XVII.

Descemos, então, até ao Parque de S. João da Ponte, onde se falou da História, Tradições e Etnografia das Festas Populares de S. João, bem como da Via Bracara/Emerita.

Foi um percurso bastante completo, numa fantástica manhã de véspera de S. João.

Não se percebe é como é que a BragaCEJ diz que se associou às festas a partir de Balões, quando no terreno teve uma actividade bastante participada.

Sem comentários: