29 de junho de 2012

O Mimarte e a falta de cultura

"Diário do Minho" 28/06/2012

O Mimarte, Festival de Teatro de Braga, inicia-se hoje, no Theatro Circo e decorrerá até ao próximo dia 08 de Julho. A programação pode ser consulta no site da CMB, descarregando a AGENDA CULTURAL!

A propósito das afirmações da Sr.ª Vereadora da Cultura da CMB, relativamente ao Mimarte e à cultura em Portugal, foram tecidos alguns comentários no facebook que importa relembrar.
À consideração dos nossos leitores:


Nesta postura de se falar meias verdades e de demissão das responsabilidades, a Sr. Vereadora devia estar mais atenta ao panorama cultural nacional e perceber que se as actividades culturais não abundam em Braga, não é por falta de público, mas por falta de um estimulo de hábitos e quotidianos culturais.

O Município não tem que ser o único responsável pela programação cultural, mas deve ser uma ponte unificadora de várias vontades! Se Braga tem baixos índices de actividades culturais, a Sr.ª Vereadora deveria fazer um olhar com seriedade e independência para a Divisão da Cultura que tem a seu cargo!

É fácil atirar argumentações pobres para o ar e culpabilizar o resto do mundo...não vejo a CMB e a Cultura a dar algum exemplo contrário e a mostrar que faz mais e melhor do que todos os outros! Simplesmente não é pró-activa...esconde-se atrás destas declarações e justifica o injustificável...que numa cidade que se orgulha tanto do seu capital jovem, não o usa e não o estimula a produzir!

Ricardo P. Silva

Então sobre cultura, estamos conversados. A senhora Vereadora sabe mesmo muitas coisas...
Hermínio da Costa Machado

E não esqueçamos que a Câmara de Braga é das raras no país que não tem que suportar custos com Bibliotecas Públicas, verbas que poderia canalizar para outras finalidades culturais. Temos uma fundação cultural que supostamente foi criada para dinamizar a cultura, mas pouco faz. Temos uma revista municipal de história que está quase morta...menosprezando o relevo que a investigação científica pode fazer na valorização do património e da cultura! Mudanças precisam-se...
Rui Ferreira

Nós "fazemos" cultura há mais de 25 anos... NUNCA fomos contactados pela veração da Cultura para o que quer que seja... E se queremos dar-nos à cidade contamos com quem? Com o apoio incondicional da nossa J.F. JF S. Victor e com o apoio de outras associações/instituições da cidade: JovemCoop Natureza Cultura, Sinos Da Sé Braga, Museu D. Diogo de Sousa, Bragaparque, entre outros! E esse apoio não é monetário, nem tem que o ser! São desafios, convites, parcerias, partilhas lançados! Sim, somos amadores, é verdade! Amadores que amam a música e a sua cidade! E se quisemos participar e contribuir para a CEJ - Braga Capital Europeia da Juventude 2012, tivemos que ir bater à porta! No entanto, da última vez que batemos à porta não a abriram com muita pena nossa, porque poderiamos ter mostrado a BRG, ao país e ao mundo que a CEJ reconhece e apoia a nossa cultura, a nossa tradição S. Joanina...! Mas como diz o povo, e muito bem, "Siga a Rusga, minha gente!"
Grupo Coral de Guadalupe

O Teatro Circo espelha o estado paliativo da cultura em Braga....
Carla Martins

O problema de quem gere os destinos desta cidade, é o facto de apenas desenvolver actividades que tenham financiamento.Felizmente a cultura é das poucas áreas em que o essencial é existir vontade, e o actual executivo não a tem. Numa altura do país em que ainda existem menos verbas para a área cultural talvez não fosse má ideia deixar as instituições e os bracarenses contribuirem de forma voluntariosa para que haja mais cultura e mais Braga!Volto a dizer, é uma questão de existir esse vontade.
É isso mesmo Ricardo P. Silva, somos patrocinados pela determinação e co-financiados pela vontade em contribuir para uma cidade melhor!
David Mendes

Devemos olhar para exemplos como o do Grupo Coral Guadalupe Guadalupe que demonstra que não é preciso estarmos sempre a depender do estado e a atirar as culpas ao estado quando falamos de cultura. O estado não deveria existir para andarmos lá a mendigar, deveria ser simplesmente um regulador. Criava regras, estáveis, não era hoje assim e amanhã assado para criar confiança nas pessoas para avançar com projectos. Não podemos pensar que é o poder público a 'salvação'. Deixem-me só incendiar mais um bocado... Porque é que o estado financia espectáculos culturais que não têm espectadores?
João Carlos Duarte

Sem comentários: