5 de fevereiro de 2013

Premiar a estética em deterimento do funcional

"Diário do Minho" 02/02/2013
 
A requalificação do antigo Mercado do Carandá, em Braga, e sua reconversão em equipamento cultural, uma intervenção projectada por Eduardo Souto de Moura, foi distinguida pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana com o Prémio IHRU 2012.

Desenhado nos anos 80 do século XX, por Souto de Moura, o Mercado do Carandá foi construído no coração de Braga, para funcionar como um mercado tradicional, mas entretanto viria a revelar-se incapaz de exercer atractividade suficiente sobre o sector comercial básico da cidade.

Ali acabaram por ser instaladas uma escola de dança contemporânea e uma escola de música, a par de várias de lojas e de outros aproveitamentos para fins culturais. Na primeira fase da intervenção, foi edificado um novo corpo, encostado à antiga banca do peixe, para acolher a escola de dança. Foi também redesenhado um percurso pedonal que lhe serve de cobertura. (notícia extraída daqui).

O prémio e o reconhecimento é, por si, louvável e admitimos que a estrutura é atractiva e bem aproveitada. Mas infelizmente é um excelente exemplo do que é a Arquitectura estética versus a Arquitectura Funcional.

As estruturas ali instaladas queixam-se do vandalismo, dos passeios nas coberturas e do arremesso de lixo para o interior do mercado, bem como dos recantos escuros propícios a actividade menos próprias e dos problemas estruturais como as infiltrações de água, a consequente humidade e a deterioração dos materiais.

O prémio é atribuído pela estética e não pelo funcionamento da estrutura, que, em nossa opinião, também devia entrar nas contas da atribuição.



Sem comentários: