5 de fevereiro de 2013

Debate sobre Políticas Municipais de Juventude

"Correio do Minho" 04/02/2013

Realizou-se, na Sexta-feira à noite, no Café Vianna, um interessantíssimo debate sobre Políticas Municipais de Juventude, promovido pelas juventudes partidárias da JSD e JP.

Foi muito importante sentar, à mesma mesa, entidades com experiências várias, capazes de contribuir para um ponto de vista alargado sobre as políticas de juventude.

Chegou-se à conclusão (que não é nova) que Juventude é um área transversal a todas as outras áreas municipais, pois os jovens não podem ser separados de qualquer outra opção da cidade.

Pedro Soares abordou as linhas europeias traçadas para a juventude, enquanto que Mário Passos, Vereador da Juventude na C.M.Famalicão, explicou o muito que tem sido feito em prol da juventude, no Município de Famalicão. Foi uma agradável surpresa perceber que lá se trabalha muito em prol da melhoria contínua dos jovens, cedendo-lhes vários benefícios e acesso a muitas informações e actividades.

Foi uma agradável surpresa conhecer o novo Director da Agência Nacional da Juventude, José Gonçalo Regalado, que fez questão de dar um cunho personalizado à Agência, vincando a igualdade de oportunidades, a tranparência e a melhor gestão dos financiamentos.

Da nossa parte, tentamos identificar alguns problemas que dificultam o trabalho das associações, sendo certo que a experiência da BragaCEJ2012, que estipulou objectivos e pôs as associações a trabalhar, foi o efeito mais benéfico de um ano cujo capital de conhecimento não se deverá perder. Ainda assim, fica a faltar um "concílio" entre as associações para que possam estar a par das actividades umas das outras e trabalhar, se possível, em cooperação. É o desafio dos próximos tempos, pois mais associativismo, implica mais cidadãos activos, opinativos e menos dispêndio financeiro para a CMB, incremento, ainda, a participação dos jovens.


Sem comentários: