2 de maio de 2013

Trilhos Bragueses (13) - A Cabeceira da Sé_Rua N.ª Sr.ª do Leite

"Diário do Minho" 29/04/2013

Os Trilhos Bragueses, publicados no passado dia 29, abordam a História da Rua de N.ª Sr.ª do Leite, desde a sua configuração à sua concepção arquitectónica.

O destaque, naturalmente, vai para a cabeceira da Sé Catedral, devido ao seu relevante conjunto tardo-gótico.

Um dado curioso, que passa despercebido, é a gárgula, em forma de diabrete, que está com a cabeça enterrada na parede da Sé, perceptivel na imagem que aqui reproduzimos, com a seguinte descrição:

"Trata-se de um pormenor existente na cabeceira da Sé de Braga, visível aos olhos mais perspicazes na rua de Nossa Senhora do Leite, mas traseiras da catedral. Os artistas biscainhos contratados pelo Arcebispo D. Diogo de Sousa (1505-32) para refazerem a capela-mor da catedral, deixaram aos vindouros uma obra notável, onde surge destacadamente a imagem de Nossa Senhora do Leite.

No coroamento da platibanda, encobrindo o telhado, observa-se o rendilhado tardo-gótico, quebrado pela existência de gárgulas, que servem para escoar a água dos algerozes. Ora, sendo típico deste tipo de esculturas o escoamento da água pela boca, há uma das gárgulas que surpreende por fazer brotar a água, não pela boca, mas pelo ânus.

Trata-se de uma figura infernal, a fazer lembrar um diabrete, que se aponta a Castela (quando digo Castela, refiro-me mesmo a Espanha...). Uma gracinha quinhentista para com nuestros hermanos, que passa incólume à maior parte dos trausentes."
 
 
Pormenor da Gárgula situada na Sé Catedral

Uma leitura obrigatória para todos os amantes de Braga.


Sem comentários: