2 de maio de 2013

GNRation ON: Um equipamento cultural para Braga

"Diário do Minho" 02/05/2013
 

Foi imaugurado ontem, dia 01 de Maio, o novo espaço multifuncional, com várias valências culturais, reaproveitando a estrutura do antigo quartel da Guarda Nacional Republicana.

Perpetuando a memória austera da disciplina da GNR, mas inovando no conceito, o espaço foi baptizado de GNRation e abriu portas para servir os bracarenses.

O edifício foi desenhado para assentar em três eixos fundamentais: a animação cultural (pátios e black box), sobretudo com um forte investimento na área musical; o Laboratório Digital e o espaço de empreendedorismo (co-work e lojas comerciais).
Aliado a estes 3 eixos, surgem, ainda, a Casa do Conselho Municipal da Juventude entre outras áreas que podem ser utilizadas para múltiplos fins.

O Vereador da CMB, Arq.to Hugo Pires "esclarece para que servirá afinal este projeto que esteve envolvido em polémica nos últimos meses. 

“Afinal o que é o GNRation? Perguntam-me se é um novo espaço cultural ou um lugar de acolhimento de associações juvenis, perguntam-me se é uma incubadora de empresas ou um espaço comercial e inovador, se é uma área de co-working ou um centro de formação e qualificação, se é uma sala de concertos ou uma residência para artistas em criação, se é um laboratório digital ou uma galeria de arte, se é um sítio para investigar ou para o lazer e entretenimento. O GNRation é tudo isto e muito mais. O GNRation é a resposta aos problemas e desafios do século XXI”.
 
A partir de hoje, o espaço é da cidade, como revela Hugo Pires. “A partir de hoje o GNRation deixa de ser da câmara municipal e passa a ser de todos os bracarenses e de todos os que querem fazer de Braga a sua cidade para trabalhar, estudar e visitar. Passa a ser dos jovens de todas as idades, origens sociais e habilitações académicas. O GNRation é o novo lugar de encontro de Braga consigo própria e com o mundo. O lugar onde os criadores encontrarão outros criadores e os seus públicos, onde as ideias encontrarão novas ideias, onde a inovação se transformará em negócios, onde se colaborará, exprimentará, arriscará e onde se vai falhar, com certeza, e acertar também”. "

retirado da RUM

Sem comentários: