17 de maio de 2013

Caminhada: da Via XVII à Via XVIII

Caminhada da ESCA com a colaboração JFS.Victor e JovemCoop


Dia 18 de Maio (Sábado) de 2013, a partir das 9h30
III Caminhada da ESCA…da via XVII à Via XVIII
Porque Maio é o mês do coração, é um tempo que convida à prática do exercício físico de que as caminhadas constituem um exemplo privilegiado, conforme lembra a Fundação Portuguesa de Cardiologia. Numa iniciativa aberta a toda a comunidade educativa da ESCA e da JovemCoop, vamos ligar, em caminhada, um itinerário que liga as Vias XVII e XVIII.
Considerado o mais importante itinerário romano do noroeste peninsular, a Via XVII ligava Bracara Augusta a Asturica Augusta (Astorga), por Aquae Flaviae (Chaves), num percurso de cerca de 364 Km que unia 18 cidades. Integra, por isso, com a referência GR117, um projeto intercomunitário de percursos pedestres designado “Vias Augustas”, que tem por objectivo a promoção do património natural e cultural dos municípios que atravessa, contribuindo para o incremento do desporto e turismo de Natureza e, por consequência, para o desenvolvimento das comunidades rurais. 
A Via Nova, também referida como Geira é a Via XVIII do Itinerário de Antonino, uma estrada romana que ligava duas importantes cidades do noroeste da península Ibérica: "Bracara Augusta", atual cidade de Braga, em Portugal e "Asturica Augusta", atual Astorga, em Espanha, num percurso de CCXV milhas (aproximadamente 318 quilómetros).
Trajecto com passagem pelas SETE FONTES com o seguinte percurso: Largo da Senhora-a-Branca (marco Via XVII), Rua de São Victor com visita à Igreja Paroquial, Rua D.Pedro V, Rua Nova de Santa Cruz (inicio), com visita à Igreja de S. Victor-o-Velho em direcção ao Areal pela Avenida Padre Júlio Fragata, com passagem pelos Oratórios da antiga Quinta do Xavier e desvio na Travessa que liga à Rua Pero Vaz de Caminha em direcção à Rua Dr. Domingos Pereira com paragem na Capela de S. Victor-o-Mártir e entrada no Complexo Monumental das Sete Fontes pela Rua Nuno Morais, até à Bica das Sete Fontes, junto à Fonte do Dr. Amorim. Descida pelo Bairro das Sete Fontes, Capela do Senhor dos Milagres (Via XVIII), Rua Rafael Bordalo Pinheiro, Largo de Monte D’Arcos, Rua S. Vicente com paragem na Igreja Paroquial, terminando o percurso junto da Arcada. Percurso fácil, com uma distância aproximada de sete quilómetros e a duração de cerca de duas horas e meia. 

Sem comentários: