3 de julho de 2019

Dia 3 - "O Nosso Património"




Iniciamos o 3.º dia de património na Junta a fazer diversos jogos,como por exemplo, telefone estragado e depois um jogo de equipas.
De seguida, a monitora Margarida organizou os grupos com quem iríamos trabalhar o resto do mês.
Ao fim de organizarmos os grupos dirigimo-nos à Igreja de S. Victor, onde o presidente Dr. Ricardo Silva nos apresentou a igreja e contou a história de S. Victor e de outros santos, que estão pintados nos azulejos. Victor era um jovem romano, quando foi convidado por outros romanos para se juntar a eles nas festividades em honra da deusa Ceres, porém Victor recusou-se dizendo que não acreditava em Deuses,mas sim em um só Deus. Os romanos muito revoltados com isso levaram Victor ao chefe supremo, esse falou com Victor, mas este continuou a dizer que não acreditava em deuses, então o chefe mandou chicotear Victor. Ao fim de esse ser chicoteado os romanos voltaram a levá-lo ao chefe,mas Victor insistiu e disse que não acreditava em deuses. Então, o chefe mandou queimar Victor com ferros quentes,e ao fim os romanos voltaram a levá-lo ao chefe,mas Victor continuou a dizer que não acreditava em deuses. O chefe decidiu então que a única solução era a morte,ditando assim que Victor seria decapitado . O chefe não quis enterrá-lo,mas sim deixando o seu corpo para que os animais o pudessem comer, pois isso seria uma humilhação. Entretanto apareceram lobos,mas esses não comeram o corpo de Victor, muito pelo contrario protegeram-no para que nenhum animal o comece. Mais tarde os amigos de Victor depararam-se com ele decapitado então enterraram-no e limparam o sangue. Desta forma Victor tornou-se S. Victor, um dos muitos santos martirizados.
No final da visita a Igreja preenchemos uma ficha de sítio,onde tínhamos de preencher com os respetivos grupos diversos espaços com informação da parte exterior da Igreja.





Sem comentários: