11 de julho de 2019

Dia 9 - "O Nosso Património"




Hoje fomos ao Bom Jesus.
Subimos o escadório a pé, onde a monitora Margarida nos foi informando sobre este emblemático sítio, classificado recentemente como Património Mundial da UNESCO. Também nos explicou o significado de vários elementos decorativos que fazem parte deste percurso.
Aprendemos que o escadório do Bom Jesus está dividido em 3 partes distintas: o escadório do pórtico, o escadório dos 5 sentidos e o escadório das 3 virtudes.
Logo no início da 1ª parte do escadório encontra-se um grande arco pórtico, com 7 metros de altura e 4 metros de largura, que inicia este longo percurso. Esta parte do escadório destina-se à representação de vários marcos importantes da vida de Jesus que constituem a Via-Sacra em pequenas capelinhas. Infelizmente, não tivemos a oportunidade de ver o interior de todas as capelas pois muitas delas encontravam-se em remodelação.
Na 2ª parte do escadório, realçam-se os 5 sentidos que conhecemos: a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato, que se encontram mencionados em várias fontes espelhadas pelos lanços de escadas existentes. A cada um dos sentidos é correspondido um animal específico: na visão, a águia; na audição, a vaca; no olfato, o cão; no paladar, o macaco; e no tato, a aranha. Junto a estas fontes também podemos observar estátuas de figuras religiosas que enaltecem os sentidos, juntamente com inscrições.
O escadório das 3 virtudes valoriza as virtudes teológicas, a fé, a esperança e a caridade. Tal como o escadório dos 5 sentidos, esta parte do percurso é acompanhada por estátuas e descrições de cada virtude, destacando-se a caridade.
Para além disso, nós pudemos ficar a conhecer um pouco da história deste importante local.
O projeto da construção do Santuário, tal como hoje o conhecemos, parte da iniciativa de D. Rodrigo de Moura Teles, em 1722. D. Rodrigo de Moura Teles ainda esteve presente durante a construção das primeiras duas partes do escadório. No entanto foi D. Gaspar de Bragança o arceisto que contratou Carlos Amarente e deu a forma que hoje vemos ao Bom Jesus. 
No fim de todo o percurso, encontramos a estátua de São Longuinho e a sua lenda...



Sem comentários: