10 de julho de 2019

Dia 8 - "O Nosso Património"



No quinto dia da décima quinta edição do nosso património, fomos todos visitar o Museu dos Biscainhos. Quando entramos fomos recebidos por um guia, que nos explicou a importância dos motivos
Geométricos do chão da entrada (serviam para os cavalos não escorregarem), pois inicialmente aquele local seria a cavalariça, em seguida levou-nos para o "andar dos nobres", onde só os senhores podiam aceder. Mostrou-nos a "sala de espera "e um salão que era utilizado para acolher nobres, quando eram muitos e também quando haviam festas. Este último tinha as paredes decoradas com azulejos e no tecto a pintura que retratava a trágica morte do Beato Miguel de Carvalho. Em seguida, visitamos uma sala de oração destinada unicamente às senhoras, que nessa época não podiam sair de casa e também uma sala de "estar", conhecida como a sala do estrado, também essa apenas dedicada às senhoras.Visitamos uma sala de jogos e de música, com o tecto decorado com relevos de instrumentos musicais da época, a sala continha inúmeros objetos da época como mesas de chá e licor e mesas de jogos com varias recriações expostas. Entramos num escritório onde podemos ver uma recriação da caligrafia feita com uma pena e que ao canto continha uma mini biblioteca. 
Por fim, passamos à sala de jantar. Uma das primeiras salas de jantar em Portugal. Vimos várias Porcelanas orientais e adornos de prata. No centro encontrava-se uma mesa posta, que retratava a forma como eram colocadas a mesas na época. Seguimos para o piso inferior para vermos a cavalariça mais recente da casa (local de alojamento de cavalos) onde nos foi mostrado uma carroça, um chão apropriado para o andamento dos cavalos e quatro celas, onde estes eram amarrados por cordas. Saímos para o exterior e seguimos para a cozinha onde nos foi explicado que um dos lados do local  seria para o aquecimento dos alimentos e do outro lavavam-se e preparavam-se os alimentos, neste último lado existam três tanques de água e uma mesa com objetos variados, característicos do local. Quando o guia acabou a sua explicação sobre os objetos e as funções da cozinha, deu-nos a oportunidade de visitar o jardim . O jardim era muito bonito e espaçoso, esta dividido em três patamares, sendo o primeiro o único com o formato original, um jardim barroco, o segundo patamar seria na época um pomar, e o último daria lugar à horta. 

Sem comentários: