27 de abril de 2010

Sarau Cultural Dia da Mãe




O Grupo Coral de Guadalupe convida todos os interessados a assistir a uma Sarau único, dedicado exclusivamente a todas as Mães!

A não perder, dia 01 de Maio, pelas 21h15, na Capela de Nossa Senhora de Guadalupe.

A JovemCoop também participará neste evento, com o visionamento de um peça sobre as Sete Fontes!

Ideias com Jota - 27/04/2010


Tema abordado: A Cidade de Braga

A não perder, às 3as feiras, das 19h15 às 20h.

(http://www.antena-minho.pt/)

24 de abril de 2010

Feliz Aniversário JovemCoop


Programa.
Junta de Freguesia de S.Victor:
Exposição de Pintura - Paulo César Pereira (Kaiser)
Exposição de Fotografias - Eduardo Pereira

EsProMinho:
Jantar de Celebração;
Actuação do Grupo Coral de Guadalupe;
Actuação da Banda "Macaquinhos de Imitação"

21 de abril de 2010

Exposições - 30 anos JovemCoop

Património Arqueológico - uma aposta séria

(imagem retirada do Blog "Farricoco")

A Câmara Municipal de Braga divulgou, recentemente, que incluirá nas suas opções estratégicas o Parque Arqueológico de Braga e a Musealização de algumas estruturas arqueológicas.

Esta aposta parece-nos feliz, pelo muito que há a fazer neste sector. Braga, enquanto cidade herdeira de um vasto património cultural, merece, da parte do Município e dos cidadãos um respeito e aposta na sua valorização.

É importante que se invista neste sector, pois, além de preservarmos as nossas heranças culturais, estaremos a investir numa indústria que traz retorno financeiro. A indústria do turismo e do património gera recursos que são uma mais valia para a cidade. A procura turística, cada vez mais empenhada em trazer novos públicos a Braga, necessita de objectos e objectivos para satisfazer quem procura a nossa cidade. Divulgar o nosso património e torná-lo apetecivel como "produto" unico de uma civilização é algo que marcará a cidade e demarcar-nos-á por excelência enquanto opção prioritária como destino turístico.

Esperamos, pois, que seja uma opção séria e que não seja uma forma de escamotear as frágeis necessidades que o património bracarense tem e as constantes pressões a que é posto à prova.

Rio Este - a nossa opinião premonitória

(imagem retirada do Blog "Farricoco")

A propósito de uma notícia recentemente divulgada no jornal Diário do Minho sobre a intempestuosidade do Rio Este e da forma como ele "atacou" a cidade e fez marcar a sua presença, gostaríamos de lembrar que há algum tempo, noutro órgão de comunicação social, expressamos o nosso respeito pelo curso de água do centro da cidade de Braga.
Deixamos aqui o testemunho para memória futura.

Ideias com Jota 20/04/2010

´
Tema Abordado: Braga - Capital Europeia da Juventude 2012 e Políticas de Juventude na Cidade de Braga


Convidado Especial: Arq.to Hugo Pires, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Braga

A não perder, às 3as Feiras, das 19h15 até às 20h.


Esta semana não é possível disponibilizar o podcast devido a reformulações de equipamento na Rádio Antena Minho.

(http://www.antena-minho.pt/)

19 de abril de 2010

Reunião (20/04/2010)

Amigos Cooperantes, amanha, dia 20, às 21h30 faremos uma reunião na JovemCoop para falar sobre os 30 anos e sobre a Feira do Livro! Muito importante a presença de todos.

Com os melhores cumprimentos
A Direcção

15 de abril de 2010

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos - Sugestão II


Dia 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, vai haver visita às Sete Fontes!!! Ponto de Encontro no Largo do Cemitério (Monte d'Arcos) às 9:45.

Passeio às Sete Fontes, no dia Internacional dos Monumentos e Sítios! Importante: levar roupa descontraída que se possa sujar, sapatos confortáveis e uma lanterna para os túneis :)

Porque é que as novas coisas apelidadas de melhores que as anteriores raramente ou nunca, chegam a ser conhecidas em tempo útil pelos directamente interessados,com estatuto de simples cidadãos claro...será que até aqui o segredo é a alma do negócio? DO MONUMENTO À ÁGUA À FORMA COMO SE RESPEITA O BEM COMUM É ESQUECIDO EM PROL DO BEM DE POUCOS...

in "Salvem as Sete Fontes" no Facebook

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos - Sugestão I


A Câmara Municipal de Braga antecipa para sábado (17) a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala oficialmente a 18 de Abril, promovendo uma caminhada orientada ao longo do troço inicial da via romana XVII, no caso, entre a cidade de Braga e o concelho fronteiro da Póvoa de Lanhoso.


A participação nesta caminhada está sujeita a marcação prévia, que pode ser efectuada junto do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga (253 203 150 ou arqueologia@cm-braga.pt).

A proposta feita pelo Município, através dos serviços tutelados pelo Vereador Hugo Pires, tem em conta o tema definido par este ano pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios: “Património Rural/Paisagens Culturais”.

«Com a evocação deste dia pretendemos potenciar a ligação das várias realidades do património local, regional, nacional e internacional; no caso de Braga, queremos que sirva para divulgar também a riqueza e diversidade do nosso património local e o usufruto que, dois mil anos depois, nos pode ser proporcionado por um caminho romano, aliás uma bela paisagem cultural», justifica Hugo Pires.

A Via XVII integrava, à época, a vasta rede viária iniciada por Octávio Augusto destinada a ligar os núcleos urbanos mais importantes entre Braga (Bracara Augusta) e Astorga (Asturica Augusta), facilitando o transporte das riquezas naturais (produtos mineiros e agrícolas) exploradas nos mais recônditos territórios do vasto Império Romano, designadamente na Província da Galaecia, de que Braga era sede.

Ao promover a divulgação dos usos e costumes romanos (língua, religião, gastronomia, desportos, etc.), este importante eixo de comunicação foi, não só responsável pelo incremento do comércio de bens e da mobilidade de pessoas, como também propiciador da uniformização cultural de populações distantes e heterogéneas.

No sentido Braga/Astorga, a primeira parte da Via XVII atravessa, a uma cota de 400 metros de altitude, a Serra do Carvalho, dirigindo-se para o lugar do Pinheiro, onde se abre uma portela que liga o vale do Cávado ao rio Ave. Ao longo deste traçado conservam-se ainda vários tramos de calçada de boa qualidade.

Apesar dos muitos marcos miliários localizados, o traçado principal desta Via XVII ainda hoje suscita muitas dúvidas, o que é motivado tanto pelas variantes equacionadas como pela incerteza sobre a localização das “mansiones”. O recente levantamento da via no âmbito do projecto "Vias Augustas" está, contudo, a trazer novas informações sobre o trajecto.

Nos alicerces da enfermaria do Hospital de São Marcos foi identificado um miliário que se admite relacionado com esta via, tal como a necrópole de São Lázaro, nos terrenos da Santa Casa da Misericórdia.

A via XVII deveria partir de próximo do Largo Paulo Orósio, antigo Forum, seguindo pela Rua do Alcaide, Rua do Anjo, passando depois pela grande necrópole, que compreendia todo a área do actual Largo Carlos Amarante, continuava pela Igreja de São Vítor, Rua dos Congregados, antiga Cangosta da Palha e Avenida da Liberdade, onde recentemente foi escavado um troço da via sob o antigo edifício dos “Correios de Portugal”.

Hoje é necessário seguir pela Rua de São Marcos, Avenida Central, Rua de São Vítor, Rua Padre Manuel Alaio/Largo do Orfeão – onde, na Quinta das Goladas – foi localizado um miliário da milha I dedicado a Tibério; daí acompanha a margem direita do rio Este pela estrada velha paralela à EN 103, rumo à Serra do Carvalho.



Câmara Municipal de Braga, 14 de Abril de 2010

P’ O Gabinete de Comunicação,

14 de abril de 2010

Braga - Capital Europeia da Juventude 2012



A JovemCoop apresenta, publicamente, a sua satisfação por Braga ter alcançado um resultado positivo na fase final da Candidatura a Capital Europeia da Juventude 2012.

A cidade de Braga saiu vencedora de uma votação complicada, pois competia com duas cidades de um mesmo país (Grécia). Felizmente, a acreditar naquilo que foi explanado pelo dirigente da Juventude Socialista de Braga, o programa da Candidatura de Braga mostrou-se forte e bem estruturado, acabando a escolha do juri por recair na nossa cidade.

Obviamente que manifestamos o nosso regozijo por este resultado, pois de alguma forma, queremos acreditar que o serviço voluntário que a JovemCoop tem desenvolvido em prol da juventude de Braga, pode ter sido um contributo para este resultado. As actividades de sensibilização e de participação cívica que temos vindo a promover ao longo de mais de 30 anos, reforçam a nossa posição de parceiro educativo não formal junto de uma população alvo sensível e que requer muitos esforços para se inserir, adaptar e "crescer".

Braga começará já a preparar as actividades para desenvolver em 2012.
Apesar de não ter sido apresentado às associações juvenis a versão final do programa da candiatura, acreditamos que agora a entidade responsável pela sua apresentação (CM Braga) reunirá com os parceiros e nos apresentará o dossier com a programação. Esperamos que Braga adquirá know-how e capitalize os recursos de que dispõe para que a nossa cidade seja sempre uma Capital Europeia da Juventude, mesmo depois do ano 2012.

Nós continuaremos a perseguir e a pugnar os mesmos objectivos de sempre e realizaremos o nosso programa de actividades que, esperamos nós, seja bem acolhido pela CMB e o anexe à CEJ2012.
Esperamos que as actividades que serão desenvolvidas tenham consistência e sejam fortes do ponto de vista da empregabilidade e inserção nos mercados de trabalho, mobilidade jovem, cultura e recreação juvenil e que  não seja vago e com colagens a actividades que o Município já vem desenvolvendo per si (Braga Romana, BragaJazz, Mimarte, etc).

Este selo de qualidade que foi atribuído a Braga visa, de facto, potenciar Braga como uma capital onde os jovens têm condições de vida, desde a inserção profissional, à qualidade de habitação e a programas de diversão e ensino. Por isso, esperamos que a CMB não se escude nas actividades que já realiza há muitos anos e não aproveite esta oportunidade para dar qualidade de vida e competências aos jovens.

A CMB e a cidade poderão contar com a JovemCoop no que entenderem que podemos ser úteis. A nossa única contrapartida é que a CMB seja séria, encarando-nos como um verdadeiro parceiro e legitime actividades e acções em prol da juventude.

À data, a CMB está de parabéns por este primeiro esforço de conseguir assacar para a cidade o epíteto de Capital Europeia da Juventude. Agora tem de dar provas de que quer, de facto, ser uma permanente CEJ.

Ideias com Jota - 13/04/2010




Tema Abordado:Braga - Capital Europeia da Juventude 2012


A não perder, às 3as Feiras, das 19h15 até às 20h.




9 de abril de 2010

Pressão - a falsa invocação do interesse público

Sugestão de ajuste directo para acessos ao hospital
j.p.s.


A construção dos acessos ao novo hospital de Braga poderá ser feita por ajuste directo, sem recurso a lançamento de concurso público.

Confrontada com o alerta lançado ontem pela comissão executiva do Hospital, que teme que os acessos não estejam prontos a tempo da inauguração da nova unidade, a 9 de Maio do próximo ano, a vereação da câmara de Braga concorda que poderá ser invocado o interesse público para agilizar o lançamento da empreitada por parte da empresa Estradas de Portugal (EP).

O presidente da câmara recusou prestar declarações públicas sobre esta questão que foi discutida na reunião de ontem da vereação.

Coube ao líder da oposição, Ricardo Rio, dar conta aos jornalistas da “preocupação” de Mesquita Machado relativamente ao apertar do prazo para a conclusão dos acessos ao novo hospital, cujo projecto inicial foi alterado pela EP e que já não necessitará de estudo de impacte ambiental.

O vereador do PSD admite um “regime de excepção” para aquela obra, já que “se se respeitar procedimentos concursais, é impensável que esteja pronta na data de conclusão do hospital”.

Rio aproveitou a ocasião para censurar a "enorme ligeireza do Ministério da Saúde relativamente às questões do hospital de Braga”.

Adiantou que o Ministério não tem o mesmo empenho que o grupo “Escala Braga” em pôr o novo hospital rapidamente em funcionamento.

in "Correio do Minho" 09/04/2010

A propósito da conferência de imprensa dada pelo director da comissão executiva do Novo Hospital de Braga, o Dr. Hugo Meireles, os cidadãos de Braga ficaram a saber que os acessos ao novo edifício hospital poderão estar muito atrasados e disse recear que o Hospital fosse inaugurado sem as condignas condições de acessibilidade.

Parece-nos estranho que seja o director de uma comissão executiva a dar este alerta, quando a obra dos acessos não é da responsabilidade desse grupo. O desenho, o processo e os prazos de construção pertencem à Câmara Municipal de Braga, que já apresentou muitos estudos durante este últimos anos (estamos, seguramente, a falar de um prazo igual ou superior a 10 anos).

Como pode o Presidente da Câmara Municipal de Braga vir agora dizer que poder-se-á invocar o interesse público, adjudicando a empreitada por ajuste directo sem concurso público.
Acaso 10 anos não é tempo suficiente para planear, desenhar, prever, colocar hipóteses, discutir, voltar a desenhar, voltar a planear, submeter o processo a quem de direito para apreciação, lançar o concurso e, por fim, cumprir os desígnios de construção?

Afinal, ou este processo nunca foi bem planeado e ir-se-ia construir uma estrada que não cumprisse de forma eficaz o seu objectivo, ou a CMB não sabe agilizar os processos de melhor forma, coadunando os recursos técnicos aos cumprimentos legais.

Parece-nos estranho que em 10 anos nunca se tenha dado início à estrada, que se fizessem as sondagens arqueológicas preconizadas no EIA, que se salvaguardassem de melhor forma os lençóis e condutas de água e que se constituisse um traçado minimalista e dissimulado na paisagem. Invocar o interesse público para uma obra que está a ser prevista há tão longo período só revela que estavam mesmo à espera que não houvesse mais tempo, para se poder romper os procedimentos legais e avançar etapas, para que as Sete Fontes e os cidadãos não pudessem argumentar com alternativas.

Não nos parece uma cultura de auscultação dos interesses dos cidadãos, mas uma forma fria de reagir às pressões de grandes grupos económicos.

7 de abril de 2010

Acantonamento de Páscoa


Informações disponíveis em www.jovemcoop.com

Ideias com Jota 06/04/2010


Temas abordados:
Ensino Profissional - Formação e Empregabilidade dos Jovens

Participação Especial:
Dr. Paulo Sousa - Director Geral da Escola Profissional de Braga

A não perder, às 3as Feiras, das 19h15 até às 20h.


 
(podcast extraído do site http://www.antena-minho.pt/)

E para ajudar à reflexão deste tema, deixamos aqui uma crónica, publicada no Correio do Minho de 06/04/2010, relativo ao tema debatido no programa Ideias com Jota de ontem.

(crónica extraída do site http://www.correiodominho.pt/)