30 de março de 2021

Crónica "Semana Santa...Virtual!"


 Semana Santa… virtual!


A semana em que Braga mostra verdadeiramente o porquê de ser conhecida como a “Roma Portuguesa”, terá de ser “adiada”, pelo segundo ano consecutivo. No entanto, se no ano passado o cancelamento foi uma surpresa para todos, este ano já era expectável, o que acabou por ter as suas vantagens. 

Se tivermos em conta o ano passado, percebemos que a Semana Santa foi readaptada ao confinamento que se vivia. Houve o cancelamento das procissões e de toda a restante programação que implicava o público presente. 

Apesar de tudo, foram transmitidas, através das redes sociais, as filmagens das procissões de anos anteriores, sempre tentando manter presente o espírito que habitualmente invade toda a cidade. 

Este ano, a adaptação da Semana Santa já se fazia anunciar desde cedo. Deste modo, foi possível (re)pensar atempadamente em toda a sua habitual programação, ainda que com elevado grau de incertezas, dado o novo confinamento e a evolução da Covid-19. 

Com um programa que se iniciou a 17 de Fevereiro e culminará a 4 de Abril, este ano toda a Quaresma será celebrada de forma peculiar. Mantiveram-se as já habituais exposições, com algumas delas espalhadas pelas ruas da cidade, como é o caso da exposição “Plasti-cidade fotográfica”. Existem, ainda, diversas exposições em locais emblemáticos da cidade, desde o Palácio do Raio, passando pela Casa dos Crivos e pelo Museu Pio XII, que devem ser apreciadas por todos. 

Quanto à semana que estamos a iniciar, esta era um dos momentos altos do turismo da cidade. As ruas, pintadas de púrpura, que outrora se enchiam para ver passar as quatro imponentes procissões, estão hoje vazias. 

Contudo, como tudo neste último ano, as celebrações da nossa Semana Santa estarão à distância de um click. Através do facebook da Semana Santa de Braga é possível assistir, pelas 21h30 no dia 31 de Março, a um programa interpretativo da Procissão “Vós Sereis o Meu Povo”, mais conhecida pela Procissão da Nossa Senhora da Burrinha. Já nos dia 1 e 2 de Abril, será possível visualizar, de igual forma, um programa em formato curiosidade histórica sobre a procissão “Ecce Homo” e sobre a procissão do “Enterro do Senhor”, respetivamente. Todas estes programas visam enquadrar o trabalho realizado nos bastidores por cada uma das entidades responsáveis, mas também permitir uma interpretação e um maior conhecimento sobre a representação de cada cena desenhada para cada uma das procissões. Estamos certos que esta será sempre a melhor forma de preservar a cultura e tradição de perceber como são constituídas as procissões e aprecia-las em família. 

Muitos outros momentos serão transmitidos online, basta consultar o programa para ter acesso a toda a informação necessária. Por esse motivo, louvamos todo o trabalho que está a ser  desenvolvido pela Comissão da Semana Santa de Braga. 

Um outro momento, que merece destaque nesta agenda cultural, é o lançamento do CD da “Procissão da Burrinha”. Reconhecemos que esta será, acima de tudo, uma forma de eternizar a procissão e deixar a sua marca num ano tão atípico. Afinal, ninguém se esquecerá dos anos de 2020 e 2021, mas podemos sempre ter momentos bonitos para os recordar. Este CD apresenta 14 músicas recuperadas aos cancioneiros antigos ou compostas pelo génio do Prof. José Machado, da Associação “Os Sinos da Sé”, que lega, para o futuro, a construção de um património musical que perpetuará os anos da pandemia.


Infelizmente, não teremos um dos momentos mais altos do turismo da nossa cidade, e isso afeta vários setores, principalmente após termos sido escolhidos como o Melhor Destino Europeu 2021. Certamente que o título conseguido colocará a cidade de Braga no mapa dos destinos turísticos durante os próximos anos, no entanto, acreditamos que é fundamental que a cidade não se esqueça dos setores mais afetados e que lhes dê a mão assim que haja oportunidade. 

Hoje, mais do que nunca, devemos valorizar o que é nosso. Todos temos saudades de voltar ao quotidiano, de voltar à tão cobiçada normalidade. Não obstante, é imperativo não deixar cair por terra todo o esforço feito e, por esse motivo, devemos manter as regras aconselhadas pela DGS, pois apenas em conjunto será possível travar esta pandemia que nos põe à prova há mais de um ano. Assim, caro leitor, desejamos-lhe uma Páscoa em segurança, pois, só assim, podemos estar certo de que para o ano teremos as nossas tradições de volta.


2 de março de 2021

Crónica "Natural(mente)...Março"

 


Natural(mente)... Março

Com o país cada vez mais “fechado”, aproveitemos este confinamento para nos “abrirmos” ao que a natureza nos dá. O mês que agora iniciamos celebra o Dia Mundial da Árvore, o Dia Mundial da Água e, ainda, o início de uma nova estação do ano: a Primavera!

Porque não se deixa inspirar pelas celebrações deste mês e planeia atividades diferentes, quer individuais, quer em família? Afinal, o importante é usufruir do tempo que, por vezes, temos tendência a desvalorizar. 

A chegada da Primavera traz consigo temperaturas mais amenas, o que dá vontade de usufruir um pouco mais do ar livre e dos espaços verdes da nossa cidade (claro que sempre com consciência e moderação pois estamos a viver um confinamento). No entanto, os passeios higiénicos são não só permitidos, como essenciais, para que consigamos ultrapassar este período da melhor forma. Assim, aproveite um dia de folga e vá passear pela nossa cidade e pelos seus espaços verdes. Faça uma visita guiada para si mesmo, ou para o restrito núcleo familiar, pois estamos certos de que irá sempre reparar em novos detalhes, e acredite que são detalhes que valem a pena ser vistos. Desafiamo-lo a conhecer as estátuas do Parque a Ponte, o Miradouro do Picoto, a Fonte do Jardim de Santa Bárbara e, claro, porque não uma ida até às Mães d’Água das Sete Fontes?

Aproveite um passeio pelo Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes e celebre a natureza no seu esplendor, pois ali temos não só toda a vegetação envolvente, como ainda podemos usufruir do som da água que corre dentro das minas, acompanhado pelo cântico dos pássaros que por ali vivem. É, de facto, um local privilegiado, onde, por vezes, conseguimos abstrair-nos da vivência da cidade em que este está inserido. 

Continuamos a desejar o tantas vezes projetado Parque Verde da Cidade de Braga. Sabemos pelo nosso Edil que não será possível concretizar esse sonho ainda no decorrer deste mandato, contudo, no início deste ano foi dado um grande passo para a sua construção, uma vez que a Câmara Municipal de Braga adquiriu mais terrenos a um particular, o que faz com que agora, já seja maior a área de domínio público. Estamos a falar de 17,2 hectares de domínio público e 12,7 de domínio privado. Reconhecemos, ainda, um longo caminho pela frente, mas estamos cada vez mais ansiosos pela chegada do momento em que celebraremos o mês de Março no Parque Verde das Sete Fontes. 


Talvez o facto de sermos o Melhor Destino Europeu de 2021, faça com que o Parque Verde se levante do papel e ganhe forma. Enquanto isso não acontece, vemos o Pelouro do Urbanismo valorizar alguns dos marcos arqueológicos mais importantes da nossa cidade. Afinal, quando falamos da Domus das Carvalheiras ou até do Teatro Romano, muitos serão os bracarenses que nunca ouviram falar de tais espaços. Acreditamos que valorizando o nosso património, conseguiremos distinguir-nos de outras cidades e ter com isso um crescente potencial para o turismo. 

É fundamental valorizarmos o que é nosso e a verdade é que a nossa cidade ficou à frente de muitas outras, que por vezes julgávamos melhores, mais bonitas ou mais conhecidas. Já pensou que vivemos no melhor destino europeu?

Para a JovemCoop, Março é um mês repleto de atividades, muitas delas em parceria com algumas escolas. Vamos aproveitar os tempos que estamos a viver para nos desafiarmos com novas atividades. Aproveitamos, também, para desafiarmos os nossos leitores a conhecerem a sua cidade e a visitarem-na sob outra perspetiva. Aproveite o dia da água e desafie-se a criar novos hábitos para pouparmos um bem que, por vezes, já é escasso. Partilhe connosco, através do nosso facebook, as dicas que tem para poupar água pois iremos partilhá-las com todos os nossos leitores, acreditando, assim, que juntos iremos fazer a diferença para um mundo melhor.