5 de novembro de 2010

Um novo PDM e mais Parques Verdes

retirado do "Diário do Minho" de 02/11/2010

No âmbito de uma reunião de esclarecimento sobre o Plano Director Municipal (PDM), foram abordados alguns tópicos no sentido de melhorar a qualidade de vida dos bracarenses.

A necessidade de reformar o PDM de Braga é gritante pela necessidade de travar ois impetos construtivos em áreas já, por si, densamente construídas, ou em zonas VERDES que estão classificadas como Zonas de Alta Densidade Construtiva.

Reverter o PDM é poder dar sinais aos bracarenses de uma cidade melhor planeada e atenta à qualidade de vida e à preservação do território e património.

Lembramos que se a zona das Sete Fontes estivesse classificada como Área Verde em vez de ter o rótulo de Zona de Máxima densidade construtiva, não haveria tanta pressão imobiliária sobre aquela zona e os bracarenses teriam o Parque tão desejado e proclamado pelo agora vereador Arquitecto Hugo Pires.

Mas parece que as manifestações cívicas que reclamam espaços verdes em Braga começam a dar frutos.

retirado do "Diário do Minho" de 05/11/2010

O próprio Presidente da CMB, Eng. Mesquita Machado anunciou não 4, mas 5 parques verdes na cidade de Braga, transmitindo, assim, de forma indirecta, uma vontade de reverter alguns zonamentos do PDM.
Se assim acontecer, Braga tornar-se-á uma cidade europeia do Séc. XXI, deixando para trás uma postura do século passado de dar lugares à construção desenfreada, apenas para angariar receita municipal.

Sem comentários: