22 de novembro de 2010

Pousada da Juventude e a desvalorização do Património

retirado do "Diário do Minho" de 22/11/2010

Já haviamos afirmado ANTERIORMENTE o porquê da nossa relutância em instalar a nova Pousada da Juventude de Braga no antigo Convento de S. Francisco.

Expusemos os nossos motivos que se prendem, basicamente com a descentralização da localização da pousada, que em nada beneficia os futuros utentes, e com o restauro urbano integrado, que privilegiaria o restauro de uma unidade no centro histórico de Braga (por exemplo, o Antigo Quartel da GNR ou a Casa das Convertidas).

Agora, também a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho(UAUM) faz acreditar que a opção que a CMB e a MoviJovem tomaram foi a menos acertada, referindo os motivos patrimoniais/arqueológicos.
Há elementos arqueológicos da antiga pousada de S. Salvador, anterior ao Convento de S. Francisco que se poderão perder pelos maus e apressados estudos que se farão para construir ali a Pousada.

A UAUM, além de expressar o seu descontentamento com esta opção, declara ser inaceitável a postura reversiva da CMB relativa ao Parque Arqueológico de Braga, algo que também tivemos oportunidade de comentar AQUI!

Infelizmente, a UAUM acreditou num projecto que apenas não passou de um conjunto de intenções em época eleitoral para convencer os cidadãos de Braga que afinal temos políticos modernos e preocupados com as raízes ancestrais da nossa cidade e cultura.

Infelizmente, a UAUM acreditou que iria ser consultada para validar a Pousada da Juventude no Convento de S. Francisco, imóvel que foi, inclusivé, prometido à UAUM para fazer lá o Centro de Investigação paleo-Cristã.

Parece, assim, claro que a UAUM é uma instituição que ainda acredita nas boas intenções de quem nunca deu sinais de querer recuperar a história da nossa cidade.

Sem comentários: