7 de dezembro de 2010

Dia de S.Geraldo - Padroeiro da cidade de Braga



No passado dia 05 de Dezembro celebrou-se o Dia de S. Geraldo, Padroeiro da Cidade de Braga.
Pela sua importância para a nossa cidade, recordamos aqui o seu milagre e o porquê de se preencher a Capela na Sé de Braga com frutos.

«Encontrava-se São Geraldo muito doente, às portas da morte, em Bornes, na terra fria, nos princípios de Dezembro, cercado o tugúrio onde se refugiara com os seus familiares, fugindo à neve que abundantemente por aquelas terras caía. Nos ardores de febre que o consumia, pede a um dos seus familiares que lhe traga algumas peças de fruta, para aplacar a sede e dar um pouco de alento ao seu debilitado corpo.

Responde-lhe o seu fâmulo que naquele lugar e com aquele tempo invernoso as árvores estavam despidas de folhagens e frutos. Poder-se-ia talvez encontrar, ainda espalhadas pelo chão, algumas castanhas e nada mais. A esta observação responde São Geraldo: "vai e procura!". Então, por uma frincha da porta por onde entrava o regelante frio, o servo viu que as árvores, lá fora, ao redor do terreiro, estavam floridas e recheadas de belos frutos».



1 comentário:

Ricardo JovemCoop disse...

É encantador ver aquela Capela, que grande parte do ano está fechada, revestida de fruta, lembrando o milagre associado a S. Geraldo.
Pela originalidade desta representação e pelos grupos de escolas que recriam o milagre, bem como pela celebração eucarística realizada, este poderia ser mais um ponto de atracção de Braga!Tem é de ser melhor divulgado!