27 de dezembro de 2010

Património de Braga...desaparecido!!!



fotos de: José Carlos Ferreira

Numa das nossas pesquisas cibernáuticas, tivemos a felicidade de passar pelo Blog "Afinal os Glutões Existem", da autoria de José Carlos Ferreira.

Um dos post lá publicados refere-se ao património de Braga que já desapareceu há muito tempo, mas que ficou perpetuado em imagens no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga.

Ora, para quem conhece a cidade de Braga de hoje, poderia pensar que afinal Braga não mudou assim tanto com o passar dos tempos. Parece política ancestral dos políticos de Braga que para fazer história é preciso destruir Património.

Poder-se-ia inserir estas imagens no desenvolvimento natural de uma cidade e justificar, assim, o seu progresso. Mas afinal o que substituiu estas edificações? Afinal, porque não se preservou esta memória?
Havia ameaça de ruína e, por isso, teve de se destruir tudo?

A resposta parecer tardar e não colher grande justificação. Parece, sim, que ser político em Braga é sinónimo de deitar abaixo o que é velho e construir algo novo, descaracterizando o perfil histórico da cidade.

Senão, vejamos as Casas de Emigrantes, que com um estilo arquitectónico único têm desaparecido rapidamente. Lembremos os atentados constantes, o apetite imobiliário e a força da cidadania na zona das Sete Fontes, S. Victor, Braga. Revisitemos as fachadas adulteradas do Centro Histórico da Cidade de Braga, o Atheneu Comercial que foi destruído e o Salão Egípcio que está em ruinas e dado ao esquecimento. Notemos o património arqueológico descoberto que fica (novamente) enterrado.

Grande parte das opções políticas de Braga não parece colher simpatia pela preservação da memória histórica. Uma boa parte da população comenta uma série de atentados ao património, mas acanha-se de divulgar e protestar essas opções. Esperamos que esta mentalidade que dá sinais de mudar, cresça em consciência e ajude a preservar a nossa cidade. Turisticamente fica mais enriquecida e gerará mais receitas, pois está provado que o património é um dos maiores aliciantes nas escolhas dos turistas que visitam a nossa cidade.

Obrigado amigo José Carlos Ferreira por trazeres até nós estas fotografias, que privilegiam a nossa memória e que são um sinal do que podemos fazer para que não haja mais monumentos ou sítios de interesse a desenhar, futuramente, noutros salões da nossa cidade.

Sem comentários: