7 de agosto de 2011

JovemCoop visita Castro do Monte Redondo - Guisande

 "Diário do Minho" de 06/08/2011

Foi com grande expectativa e vontade de conhecer que partimos em busca do Castro do Monte Redondo, na freguesia de Guisande.

Na semana anterior, havíamos visitado o Castro do Monte Padrão, na freguesia de Monte Córdova, Concelho de Santo Tirso e ficámos maravilhados. Tinha um Centro Interpretativo, trilhos pedestres marcados, sinalização de sondagens arqueológicas e vestígios desde a Idade do Ferro à Alta Idade Média plenamente musealizados e visitáveis.

No Monte Redondo, mesmo sabendo que íamos visitar um castro por musealizar, mas com a classificação de Monumento Nacional, acreditámos que visualizaríamos as estruturas.

Infelizmente, a vegetação tomou de assalto o Monte e cresce descontrolada. Acresce o factor dos madeireiros e do consecutivo arranque de árvores que baralha a estratigrafia daquele local!
Ao ver aquele Monte, com capacidade para ser um fantástico sítio arqueológico com vocação turística e capaz de ser um excelente miradouro para a cidade (tem uma vista absolutamente maravilhosa), como não pensar, desde já num plano de recuperação daquele local.

É certo que terá de haver boa vontade e entendimento entre os proprietários, a Junta de Freguesia de Guisande, a Câmara Municipal de Braga e a Direcção Regional de Cultura, mas aquilo que nós propomos e que vem explanado no Diário do Minho do dia 06 de Agosto é precisamente uma espécie de plano básico de recuperação e dinamização.

Se futuramente tivermos mais recursos, talvez consigámos propor um plano mais ambicioso.
Agora, o que muito nos orgulha é ter tido a oportunidade de levar os nossos jovens cooperantes a conhecer um dos locais mais importantes da nossa região, em termos de história e que tão pouca gente conhece.

Mais uma vez cumprimos os nossos objectivos...aproximar os jovens das nossas heranças culturais e sensibiliza-los para protegê-las!

Sem comentários: