2 de agosto de 2011

Sete Fontes - Entre o Verde e o Cinzento!


"Correio do Minho" 28/07/2011

A JovemCoop teve oportunidade de visitar o Complexo das Sete Fontes no dia 26 de Julho. Tudo estava verde, ouviam-se os pássaros a cantar, a água a correr e contemplávamos esta maravilha da natureza tocada pelo homem.

Não podíamos imaginar que 24h depois aquela zona seria assolada por um incêndio, com dois focos distintos e que, ainda por cima, há provas de ter origem criminosa.

O que se passa com a sociedade dos dias de hoje? Porque tem de estragar aquela zona tão bela? Porque não podemos nós desejar que ali nasça um parque verde? 

Não deixa de ser curioso como os dois focos de incêndio tem destinos já traçados - o primeiro, perto da Casa do Alemão, tem uma via apontada no sentido da área ardida, pelo que se supõe que foi um mero pretexto para limpar a zona, deixar de ter obstáculos às marcações no terreno e permitir a construção da via, variante à E.N.103.

O segundo ponto, na zona da Quinta do Dr. Sampaio, estão previsto uns blocos de apartamentos, que parece agora haver pressa em construir. Se nós temos esta percepção, instituições com mais instrumentos e talhadas para o efeito, devem conseguir deslindar a origem destes incêndios.

Pedimos seriedade, honestidade e transparência...para que as Sete Fontes sejam dos bracarenses e não de alguns bracarenses, para que sejam verdes e não cinzentas, para que sejam ricas em vegetação e não diminuídas por poluição visual.

As Sete Fontes precisam de todos nós...

Sem comentários: