5 de agosto de 2011

“O NOSSO PATRIMÓNIO” no Castro do Monte Redondo - Guisande

"O Nosso Património" no Castro do Monte Padrão-Santo Tirso

A Jovem Cooperante Natureza/Cultura e a Junta de Freguesia de S.Victor   realizaram, durante o mês de Julho, a actividade "O Nosso  Património",  que pretendeu levar os jovens participantes a conhecer  sítios e  monumentos de interesse histórico de Braga, bem como a  apostar numa  acção de educação não formal, dotando os jovens de  consciência  avaliadora e crítica.

Ainda que a actividade “O Nosso Património” tenha sido concluída no   passado dia 29, entendemos que muito há a fazer em matéria de   conhecimento, divulgação e protecção dos nossos monumentos e sítios de   interesse histórico. Por isso, numa acção inédita, iremos levar os   membros da JovemCoop a visitar o Castro de Monte Redondo, situado na   freguesia de Guisande, mostrando-lhes aquele monumento nacional e   suscitando proposta de valorização do imóvel.

O Castro de Monte Redondo parece estar totalmente abandonado e votado   ao esquecimento, sem que haja um plano estratégico para a sua   recuperação e divulgação. Enquanto isso, por desconhecimento ou por   maldade, vão sendo encetadas ali acções lesivas às estruturas e à   estratigrafia do terreno que, até à data, vai guardando a história do   local. Assim, além de uma visita ao Castro de Monte Redondo,   lembraremos a acção no início do Séc. XX de Albano Belino, na   descoberta deste povoado da Idade do Ferro e com vestígios de vários   períodos de ocupação.

Dia 05 de Agosto, partiremos da Junta de Freguesia de S.   Victor às 10h00 e seguiremos para o Castro de Monte Redondo,   procurando dar a conhecer a sua história.

E porque o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Guisande deu um alerta para a preservação do Castro do Monte Redondo, a JovemCoop vai até lá dar uma ajuda na divulgação e ver como pode ajudar a proteger!
 "Diário do Minho" de 04/08/2011

 "Correio do Minho" de 05/08/2011

Sem comentários: