24 de abril de 2012

Curso de História da Cidade de Braga - 3ª sessão sobre o período Medieval


"Diário do Minho" 22/04/2012

Decorreu na passada Sexta-Feira, dia 20 de Abril, a terceira sessão do Curso da História da Cidade de Braga, desta vez dedicada ao período medieval da cidade.

Esta sessão decorreu na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, na Rua D. S.Paulo, nº1 (ao lado dos Bombeiros Voluntários de Braga), devido à existência dos vestígios da Calçada Medieval da Antiga Rua Verde.

Nesta terceira sessão foram discutidos, além dos vestígios medievais da cidade de Braga, as transformações arquitectónicas que ainda são visíveis nos nossos dias.
Foi uma viagem pelo passado, cuja arquitectura e vivência social marcou para sempre a imagem de Braga.

Esta sessão foi conduzida pela Professora Dr.ª Maria do Carmo Ribeiro, professora auxiliar do departamento de História da Universidade do Minho e que se doutorou com a dissertação “Braga entre a época romana e a Idade Moderna. Uma metodologia de análise para a leitura da evolução da paisagem urbana”.

Esta sessão, baseada na Arqueologia Urbana, teve como objectivo geral o estudo da morfologia da cidade de Braga, incidindo no período medieval. Assim, para além da análise sincrónica da topografia da cidade na época medieval valorizou-se os mecanismos históricos responsáveis, quer pela preservação, quer pela mudança dos elementos que caracterizam os planos urbanos, tendo em vista perceber a evolução diacrónica dos espaços físicos construídos.




Curso de História da Cidade de Braga - sessão Idade Média!


Sem comentários: