24 de abril de 2012

Iluminar Braga - os Candeeiros do Campo Novo e Largo Carlos Amarante






"Correio do Minho" 23/04/2012

"Diário do Minho" 23/04/2012

Em Maio de 2009, foram retirados do Campo Novo (Praça Mouzinho de Albuquerque) os candeeiros de ferro que ali embelezavam aquele Largo.
Obviamente que já apresentavam insuficiente capacidade para iluminar o Campo Novo, além de que estavam já alguns desactivados, mas é certo que pelo seu estilo antigo, caracterizavam a Praça.

No âmbito de um projecto de reforço de iluminação, a Câmara Municipal de Braga mandou substituir os candeeiros antigos por uns de modelo mais recente, afirmando, após inquirição nossa, que estes novos candeeiros só estariam ali temporariamente, dado que os antigos seriam restaurados, incluindo fazer os moldes de exemplares que foram partidos ao arranca-los do solo - tal como se pode conferir nas fotos).

A verdade é que provavelmente a CMB não tinha planeado restaurar os candeeiros e nem sabia como o fazer. Depois foi necessário correr atrás do prejuízo e encontrar uma empresa que se prestasse a fazer este serviço. Segundo informações obtidas na Junta de Freguesia de S.Vicente, foi entregue a tarefa a uma empresa de Vila do Conde.

O que interessa agora é voltar a zelar pelo seu regresso, para que voltem a embelezar e a caracterizar o Campo Novo, classificada como Imóvel de Interesse Público [Portaria n.º 443/2006, DR, II Série, n.º 49, de 9-03-2006 (ver Portaria)].

Como é uma Praça classificada, não se percebe como é que a DRCN só teve conhecimento da obra após termos enviado ofício a solicitar explicação. Apesar de nunca nos terem respondido oficialmente, tal como é de lei, noutra ocasião em que nos deslocámos àqueles serviços, o técnico confidenciou oficiosamente, que tinham lá o nosso ofício, mas que não tiveram conhecimento prévio da obra e ainda estavam a avaliar.

Ainda hoje aguardámos o resultado dessa avaliação, mesmo após envio de dois ofícios em 2009 e 2010!!!

Não queremos que se passe o mesmo com os candeeiros do Largo Carlos Amarante (ver aqui notícia do Blog BragaMaior).

Pugnaremos para que a regeneração desta praça não sacrifique mais estes elementos da iluminária de ferro, reminiscência de uma época que embeleza o Largo.







Sem comentários: