5 de abril de 2012

Braga:O Património que todos querem conhecer...

"Diário do Minho" 29/03/2012

Braga associou-se ao Dia Nacional dos Centros Históricos e a Câmara Muncipal de Braga decidiu divulgar o património romano que dá testemunho da vivência antiga desta região.

Os pontos seleccionados foram a Fonte do Ídolo, a Domus da Escola Velha da Sé e as Termas Romanas, dependências museológicas que estão sob a tutela do município.

Infelizmente, a CMB só abriu 20 vagas à participação, mas felizmente, é com agrado que registamos que a afluência foi bem maior, pois havia maisprocura que oferta.

Braga desperta para a curiosidade da sua História e reparem como num dia de trabalho, a meio da semana, houve gente interessada em participar nesta iniciativa.

É por esta participação positiva e por esta divulgação que a JovemCoop tem pugnado...um orgulho nas nossas heranças passadas e divulga-las, faz de nós um povo mais consciente, mais enraizado e com capacidade de reflectir e pensar nas opções para o desenvolvimento da cidade.

É isto que nós esperamos que possa acontecer cada vez mais. Que as pessoas se interessem pelo seu património e tenham consciência crítica para não deixar que se destruam outros sítios igualmente relevantes.

Os dois únicos apontamentos que aqui registamos são, precisamente, a incapacidade ou falta de vontade dos serviços da CMB em alargar o número de vagas e possibilitar maior adesão/participação;
e, ainda, que a efeméride é Dia Nacional dos Centros Históricos e não Dia dos Monumentos do Centro Histórico, logo havia que pensar uma comemoração onde se abordassem estratégias para o centro, que houvesse comunicação entre habitantes, comerciantes e demais pessoas com interesse no Centro Histórico e que se promovessem actividades lúdicas (tipo o [Em] Caixote que dinamzia a música, teatro e afins), formativas e de esclarecimento - no âmbito das reformulações que têm sido levadas a cabo no centro, seria interessante abrir um canal de comunicação e falar com as pessoas visadas - isto sim é celebrar o centro, isto sim é ter preocupações com as pessoas, isto sim é vivência cultural e democrática!!!


Sem comentários: