24 de abril de 2012

Percursos Barrocos - No tempo de D. Rodrigo Moura Telles - O VIDEO!


No âmbito das actividades conjuntas da JovemCoop com a BragaCEJ2012, os Percursos Barrocos deste mês foram dedicados a um grande homem da igreja de Braga, mas com enormes preocupações no que concerne ao apoio social do Séc.XVIII. O resultado da acção do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles é hoje, um dos maiores legados patrimoniais da cidade de Braga

Na descoberta do património de Braga, importa realçar as obras do arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles, que marcou, de forma eterna a imagem da cidade. Este arcebispo teve o cuidado e a preocupação de dotar a cidade de equipamentos de apoio ao espiritual, mas também de matriz social e cultural.
Com esta iniciativa tentou-se dar a perceber a importância das iniciativas de D. Rodrigo de Moura Telles no contexto da cidade de Braga no primeiro quartel do século XVIII;
Quisemos, ainda, dar a compreender a sua personalidade a partir da obra legada e da acção do seu mecenato e identificar os principais artistas com quem trabalhou e as características típicas das obras civis e religiosas que se faziam em Braga na sua época; (VER NO BLOG BRAGAMAIOR O PERCURSO DE VIDA DO ARCEBISPO D. RODRIGO)!
Esta foi a nossa proposta para o passado dia  21 de Abril , com a realização da actividade "Percursos Barrocos - No tempo do Arcebispo D. Rodrigo - Parte 1" (a parte dois é já no próximo dia 05 de Maio, dedicado à obra deste arcebispo, no Bom Jesus do Monte)!
Esta iniciativa pretendeu dar a conhecer o património barroco da cidade através de visitas explicativas aos locais de referência, com acesso ao espólio típico do barroco de Braga.
Além da Capela de S. Geraldo, pudemos ver o quadro presente no Museu Tesouro da Sé, que alude às obras deste arcebispo, bem como os seus famosos sapatos.

Foi possível, ainda, interpretar o Largo do Paço, visitar a Capela de S. Sebastião das Carvalheiras, a Capela da Penha de França e a Capela da Casa das Convertidas, que abriu as suas portas exclusivamente para esta actividade (deixamos aqui os nossos agradecimentos públicos ao Sr. Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo, que atendeu à nossa solicitação e que tornou possível esta visita)!
Aqui fica um magnífico registo desta actividade, da autoria de Rui Pinheiro, a quem agradecemos esta gentileza!

Sem comentários: