13 de novembro de 2012

GeNeRation - Aquilo que já todos sabiam

"Diário do Minho" 08/11/2012

Aquilo que já todos sabíamos, mas que ainda ninguém tinha admitido...

O GeNeRation, o antigo edifício da GNR, que foi alvo de um projecto de reabilitação e que previa ser posto à fruição da população, sobretudo do público jovem, no ano em que Braga acolhe a Capital Europeia da Juventude, só abrirá as suas portas no ano 2013.

Poder-se-á argumentar vários atrasos nos procedimentos concursais e na libertação de verbas dos financiamentos, mas isto sugere que o município não estaria preparado para acolher a CEJ no corrente ano. Não houve aqui uma política concertada entre as necessidades de espaços físicos (GeNeRation, Pousada da Juventude, Centro Euro-Atlântico) e a sua preparação a um programa vasto de actividades.

Aquele que seria o edifício âncora da BragaCEJ e que prometia envolver os jovens, as associações e as empresas, já não cumprirá a função de ser um espaço agregador no ano da Capital. Poderá vir a ser um espaço multifuncional nos anos vindouros e poderá ser apresentado como um legado da CEJ (em escala, podemos comparar a Casa da Música do Porto que oficialmente só abriu portas à população após ter passado o rótulo do Porto Capital Europeia da Cultura), mas a matriz de servir como centro operacional e motor divulgativo da BragaCEJ perde-se na vontade.

Se estes espaços têm sido pensados atempadamente, a Pousada ou o Centro Euro-Atlântico poderiam ser instalados ali, não havendo duplicação de recursos ou multiplicação de gastos.

Poderia ter, obviamente, outro impacto se apresentações, actividades e outras dinâmicas ocorressem ali, no que deveria ser o cérebro e o coração da BragaCEJ, mas infelizmente não houve essa capacidade de concretizar. Mas não é  por aí que se medirá o sucesso da Capital...apenas desejamos que após passar o epíteto da Capital Europeia da Juventude, o espaço não seja entregue a uma elite cultural que se fecha sobre si mesma, obstaculizando o acesso a um espaço que deve servir Braga e os seus cidadãos (facilmente alertamos para que não se torne um novo Theatro Circo).


Sem comentários: