7 de novembro de 2012

Obras no Centro para regenerar o Natal

"Diário do Minho" 06/11/2012

"Correio do Minho" 06/11/2012

As intervenções ao abrigo do programa "A Regenerar Braga" estão a ficar, lentamente, concluídas.

Após meses de incómodos, poeiras, lamas, trânsito condicionado, falta de iluminação, entre outros, as obras estão a chegar ao seu término, ainda com arestas para limar (como o caso do autocarros que passam por cima dos passeios na Senhora-a-Branca, a falta de iluminação quer neste Largo, como no Largo Carlos Amarante).

Mas a Câmara Municipal de Braga veio a público garantir que as intervenções (pelo menos as da Av.Central e Rua dos Chãos) estarão concluídas até ao Natal, numa atitude de regenerar o aspecto da cidade,  numa altura em que os cidadãos andam às compras.

Convém lembrar, porque a memória é curta, que estas obras iniciaram-se quase em segredo, sem auscultação publicamente divulgada e sem projectos que estivessem visiveis a todos. Não basta remeter para uma página na internet, com desenhos a uma escala reduzida, para se afirmar que houve informação disponível.

Importa recordar que estas obras, que se afirmaram como arranjos de superfície, substituiram condutas e canalizações, tendo um enorme impacto no subsolo.
Perdeu-se uma grande oportunidade para melhor estudar o subsolo de Braga, caso as equipas de arqueologia tivessem entrado previamente às máquinas.
Perdeu-se uma bela oportunidade de dotar as praças e largos de um identidade própria, a partir de achados arqueológicos e/ou de outros factores que pudessem ser relevantes musealizar.
Perdeu-se a ocasião para informar os cidadãos e turistas do passado da cidade e dos elementos que a compuseram. O património, em Braga, não é opção para dinamziação cultural e turística.

"A Regenerar Braga" é um processo continuo, porque pelo fracos materiais empregues e pela falta de visão, provavelmente vai ser preciso regenerar Braga num futuro, em breve.

E a moda de inaugurar as obras sem elas estarem prontas é que é irresponsável...O Largo da Senhora-a-Branca, no lado nascente foi terminado em Julho e continua sem luz pública. O Largo Carlos Amarante foi inaugurado em Setembro e só no Domingo dia 04/11 foi possível ter iluminzação pública dos 4 candeeiros antigos que foram, e bem, recuperados. Mas a luz é insuficiente e falta dotar de iluminação o lado do S.Geraldo/Santa Cruz.

Se a Avenida Central e a Rua dos Chãos forem dadas por concluídas, mas tiverem as novas lajes partidas ou sujas e sem iluminação pública, a CMB deveria assumir, frontalmente, que a obra não está concluída.




Sem comentários: