20 de novembro de 2012

A moda dos incêndios e do fachadismo

"Diário do Mnho" 17/11/2012
 
 
"Correio do Minho" 16/11/2012

Dois edifícios importantes para a História da Cidade de Braga com funcionalidades e finalidades distintas. A uni-los, só mesmo a proximidade geográfica e os incêndios frequentes de que são vítimas.

Para a fábrica Confiança existe um processo de expropriação e uma intenção de recuperação.
Para a antiga Escola D. Luis de Sousa, edifício de interesse arquitectónico no sopé do Bom Jesus, nem vislumbre de recuperação.

Ambos sofrem das agruras do abandono e do desprezo pela maioria dos cidadãos.

Numa falta de estratégia de requalificação dos edifícios de interesse histórico, opta-se por deixar que deflagrem incêndios, culpabilizando ocupas nocturnos e toxicopedentes, para justificar o vandalismo e a perda de património.

É igualmente preocupante a visão dos responsáveis autárquicos, tal como anuncia o jornal Público,  com a postura do "deixa arder" afirmando que o interesse está na fachada, desvalorizando o conteúdo (faltam estudos e levantamentos para aferir se isto é mesmo assim).

Um bom estudo e uma estratégia séria para regenerar Braga poderia incluir a recuperação destes imóveis, sensibilizando, logo à partida, as comunidades envolventes, para serem os melhores cuidadores dos edifícios. Assobiar para o lado é algo que não combina com cidadania!^



Sem comentários: