20 de novembro de 2012

Publicações de Braga em exposição

"Diário do Minho" 20/11/2012

A propósito da temática das publicações de Braga e sobre Braga, o blog Braga Maior abordou, recentemente este assunto, num post intitulado "O fim das editoras bracarenses".
O autor escreveu a sua opinião sobre um tema que lhe é caro e emitiu uma opinião de que Braga não publica tantos livros sobre si própria como seria desejável. Lembrou uma proposta da Coligação "Juntos Por Braga", em que esta se compromete a editar, no mínimo, um livro sobre Braga, por ano.

O autor das crónicas "Os dias da Semana" e director editorial da colecção Braga Milenar, Eduardo Madureira Lopes respondeu à opinião de Rui Ferreira e à proposta de Ricardo Rio de uma forma sentida, pela omissão das publicações da Fundação Bracara Augusta.

Curiosamente, a propósito do tema e relembrando livros, publicações e tipografias, foi inaugurada no espaço Arte a Cultura, uma mostra para homenagear artífices e tipografias de Braga. Esta mostra decorre no 3º piso do Centro Comercial GoldCenter e é constituída pelo espólio pessoal de Hermenegildo Campos, coleccionador privado há vários anos.

Valerá a pena passar por lá e conhecer obras, sobre  e de Braga, além do processo tipográfico.



Sem comentários: