13 de novembro de 2012

Ideias: Necessidade de um Museu da Cidade de Braga

"Diário do Minho" 12/11/2012

Foi com enorme e boa surpresa que lemos, na edição de ontem do jornal Diário do Minho, a opinião do autor do artigo de opinião que disponibilizamos neste post.

Há muito que se tem defendido uma aproximação das pessoas (naturais, residentes ou turista em Braga) à história e ao património da cidade, a partir de um local que dignifique, valorize e exponencie o espólio de alguns milénios de História.

É, portanto, uma agradável surpresa perceber que há quem queira ver este projecto realizado e que entenda ser, de facto, uma mais valia para a população.

Um dos pressupostos da criação da associação Braga+ é, precisamente, a criação do Museu da Cidade de Braga, num contexto físico, onde se possa reunir elementos importantes e essenciais para quem quiser conhecer o percurso da nossa cidade, seja a nível histórico, artístico, etnográfico e popular.

A ideia avançada pelo autor, de se constituir um registo digital, não é de todo descabida, nem tão pouco incompatível com aquilo que se idealiza como Museu da Cidade, pode, inclusivé, formalizar uma "estádio" primeiro da conceptualização do Museu.

Mas há quem já tenha adiantado este trabalho e esteja a preservar a memória de Braga, num registo virtual...e aqui importa tributar um louvor ao Forum Bracarae por esse fantástico trabalho. (vide Museu da Memória de Braga - Portal Bracarae)

Por isso, vamos deitar mãos à obra e pôr este "Museu" a funcionar...!

N.B. - E um agradecimento sentido ao autor Victor Blanco Vasconcelos por nos incluir nas entidades que se têm empenhado em divulgar a nossa herança histórica. É para nós um orgulho poder estar ao serviço de Braga. Obrigado



Sem comentários: