Boa Tarde,
Hoje no Nosso Património fomos até à Capela de S. Victor o Velho. A capela do século XIX está localizada no lugar onde S. Victor foi degolado. A história do Santo Mártir remonta aos tempos romanos durante as comemorações à deusa Ceres. Ao passarem onde estava S. Victor, perguntaram-lhe se queria juntar-se a eles. Ao negar, professou a sua fé a Deus e, furiosos, levaram-no a um juiz. Quando ele negou novamente, foi sentenciado a tortura. Depois de negar uma terceira vez, os populares protestaram e pediram a morte. Então, S. Victor foi degolado numa ponte no rio Este, na zona onde chamamos a zona das Goladas.
Depois de nos contarem esta lenda, vimos a capela por dentro e, de seguida, preenchemos as fichas móveis e de sitio. No final, voltamos à junta para terminar o dia.
Eu gostei muito deste dia porque fomos conhecer uma capela que provavelmente nunca iria ter conhecido e saber o sitio onde foi martirizado o santo que dá nome à freguesia.
André Lucena
Bom dia,
começamos este dia na junta de freguesia onde realizamos uma dinâmica de grupo.
De seguida dirigimo-nos para a capela de S. Victor o Velho que se localiza na zona das Goladas, o nome desta área da freguesia vem da história de S.Victor um santo martirizado que teria sido degolado numa ponte que estaria nesta zona. A história do santo foi explicada pelo monitor Eduardo, que de seguida nos mostrou o interior da capela.
Após preencher-mos as fichas património móvel e imóvel dirigimo-nos de volta a junta onde fizemos outra dinâmica.
Duarte Oliveira
Hoje, juntamos ao nosso habitual diário o quarto episódio da websérie sobre S. Victor. Uma excelente alternativa para quem quiser saber mais um pouco sobre a nossa freguesia e que se encontra à distância de um click.
Sem comentários:
Enviar um comentário