Uma semana exemplar
A Semana Santa de Braga é o período
mais típico e mais famoso que se vive na cidade. Invadida por turistas, Braga
veste-se de roxo e negro para assistir aos dias culturais, que preenchem o seu
quotidiano durante toda a semana, de um modo singular.
Apesar da escassa informação
acerca das origens desta semana, sabemos que as tradições semelhantes aos dias
de hoje ter-se-ão iniciado durante o século XVI, sofrendo algumas alterações e
variações ao longo dos anos. Apesar de histórica e tradicional a Semana Santa
foi-se adaptando aos tempos modernos, prova disso é, por exemplo, o seu vasto
programa cultural que passa pelas mais diversas exposições, até concertos, sem
nunca esquecer as procissões que são, sem qualquer dúvida, o seu ex-libris.
Com cerca de 95% de ocupação
hoteleira, a Semana Santa já tem provas dadas como um ponto alto no turismo da
cidade e por esse motivo merece ser tratada com honraria. Se para nós o bem
receber é tão natural, durante este período devemos estar ainda melhor preparados
para os turistas que chegam de todo o mundo para conhecerem as nossas
tradições.
A estreia do projeto “How can I help you” (Como o posso ajudar)
organizado pela Creative Zone em parceria com o Município de Braga, a
Associação Comercial de Braga e o International House foi sem dúvida uma grande
melhoria na organização da Semana Santa. Este programa ocorreu desde o dia 26
até ao dia 31 de março e o seu objetivo era ter sempre um grupo de jovens
voluntários nas ruas de Braga para poder ajudar os turistas que chegam sem nada
conhecer. Estes jovens davam as informações necessárias para que quem chegasse
pudesse aproveitar os dias seguintes da melhor forma. Na nossa perspectiva,
esta iniciativa não só melhora a imagem de Braga com um acolhimento exemplar,
mas vai ainda mais além, pois cativa os jovens voluntários a saber mais sobre a
história da cidade, aumentando os seus conhecimentos e também o espírito de iniciativa.
Devemos sempre pensar que cada
acção acaba por ter um ciclo de consequências, e a verdade é que este projeto,
apesar de ainda não se saberem os resultados finais, acaba por influenciar quer
os jovens que participam, quer os turistas que dele usufruíram pois se a
experiência é boa certamente a iremos querer repetir, ou pelo menos a iremos
divulgar o que acaba por potenciar o turismo na cidade, não só ao nível
hoteleiro, mas também envolvendo todo o comércio local.
Outra excelente aposta de
melhoria da Semana Santa foi o facto de termos uma aplicação (app) associada a
uma procissão. A App “Minha Freguesia” durante a tradicionalmente conhecida
como “Procissão da Burrinha” dizia-nos não só onde ia a procissão, mas também
nos contextualizava sobre os quadros que estávamos a ver naquele momento. Para
nós é fundamental a contextualização das nossas tradições, e a distribuição de
um caderno informativo no início da procissão é já uma boa iniciativa, mas quando
associamos isso a uma App sabemos que estamos a chegar a um público ainda maior
e que acima de tudo estamos a acompanhar os tempos modernos.
É fundamental que as tradições
vão sendo adaptadas aos tempos modernos, sem nunca perder as suas origens é
claro, mas hoje temos de tentar chegar a todo o público, a informação deve
estar sempre acessível, tal como os locais. Por exemplo, na Freguesia de S.
Victor a contextualização de alguns monumentos tem vindo a melhorar cada vez
mais, além de estar nas várias línguas a que já nos habituamos, está também em
braile e em língua gestual.
Sabemos que ainda muito se pode
fazer para melhorar a nossa Semana Santa, mas também devemos reconhecer que
este ano houve melhorias significativas que esperamos ver replicadas
posteriormente. No entanto o mais importante exemplo que a Semana Santa nos dá
é o espírito de união vivido por toda a cidade, que trabalha para fazer esta
semana acontecer. Um espírito que deve ser vivido em todos os acontecimentos de
Braga.
Sem comentários:
Enviar um comentário