22 de julho de 2014

X Edição de "O Nosso Património" - Dia 12

Boa noite,
Hoje "O Nosso Património" fez uma visita ao Recolhimento das Convertidas. Por esse motivo, vou aqui trazer-lhe o resumo da história das Convertidas, que aprendi hoje:
As Convertidas foram construídas por iniciativa do Arcebispo de Braga D.  Rodrigo de Moura Teles, para instalar "mulheres pecadoras convertidas a Deus", tendo sido inaugurado a 25 de Abril de 1722 .

É um edifício em estilo barroco, com as paredes em alvenaria de pedra caiadas e cantaria em granito nos cunhais, cornijas, pináculos e frontões. Apresenta ainda a pedra de armas de D. Rodrigo Moura Teles e um emblema do recolhimento.

O edifício divide -se em dois pisos que se desenvolvem em torno de um pátio em forma quadrangular, com as celas e as dependências de serviço. A fachada principal, onde se situam as entradas da capela e do recolhimento, é marcada pelo torreão retangular, possivelmente um acrescento de época posterior. A capela, de planta retangular, é composta por nave única, coro com oratório, capela -mor e sacristia. As paredes da nave são revestidas por azulejos de figura avulsa, e o teto, de madeira, é pintado com anjos. Ao centro da capela -mor foi erigido o retábulo barroco de talha dourada.

Em 7 de Novembro de 2012 foi publicada no Diário da República a classificação final do Recolhimento de Santa Maria Madalena/Casa das Convertidas como Imóvel de Interesse Público, o que para nós foi muito importante, pois esta é uma forma de proteção do monumento que se encontra parcialmente abandonado e em estado de degradação.

Diogo

Sem comentários: